Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 15 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Estado arrisca perder 8,2 mil milhões de impostos de grandes devedores

17-03-2017 - Lusa

O Estado corre o risco de perder 8,2 mil milhões de euros de impostos que “grandes devedores” têm em dívida, desde os tempos de Paulo Núncio como Secretário do Estado dos Assuntos Fiscais, mas que se tornaram “potencialmente incobráveis”.

Estes dados constam de uma auditoria efectuada pela Inspecção Geral de Finanças (IGF) às dívidas fiscais de 2012 e de 2013, período em que o Secretário de Estado dos Assuntos Fiscais era Paulo Núncio, também envolvido na polémica da fuga de 10 mil milhões de euros para offshores, sem alegadamente, terem passado pelo crivo do Fisco.

A SIC dá conta das conclusões do relatório da IGF que detectou que 60% das dívidas de “grandes devedores”, contraídas entre 2012 de 2013, estão em risco de prescrever, enquanto “grande parte será mesmo incobrável”.

Em causa está uma dívida global de 13,7 mil milhões de euros, dos quais mais de 8 mil milhões podem nunca ser cobrados pelo Fisco. Isto porque “grande parte desses devedores ou já não tem bens penhorados ou está em processo de insolvência”, o que não permite ao Estado recuperar os valores em dívida, conforme avança a SIC.

No mesmo relatório, a IGF atesta que entre 2012 e 2013, apenas 15% dos impostos em dívida foram cobrados.

Lusa

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome