| Deutsche Bank regista prejuízo de EUR 1,4 biliões em 2016
03-02-2017 - AFP /Agence France-Presse
O Deutsche Bank anunciou ontem quinta-feira uma perda líquida em 2016 acima do previsto, em um ano marcado por queda nas receitas, multas importantes e os custos de reestruturação.
O grupo com sede em Frankfurt registou perda líquida de 1,4 bilião de euros em 2016, o segundo ano consecutivo no vermelho. Em 2015 as perdas chegaram a quase EUR 7 biliões.
O resultado é pior do que o previsto pelos analistas, que esperavam uma perda de 200 milhões de euros.
O volume de negócios caiu 10%, a 30 biliões de euros, enquanto o resultado antes dos impostos registrou prejuízo de 810 milhões de euros.
Em 2016 o grupo foi multado, o que prejudicou os resultados. Como a maioria dos concorrentes, o Deutsche Bank actua em um contexto de taxas de juros baixas, que complicam as operações, e com regulamentação bancária mais rígida.
Ao mesmo tempo, o banco iniciou uma importante reestruturação.
"Nossos resultados em 2016 foram duramente impactados por acções decisivas decididas pela direção para melhorar e modernizar o banco, assim como pelas turbulências do mercado", afirmou John Cryan, presidente do Deutsche Bank.
Apenas no quarto trimestre de 2016 a perda líquida do grupo chegou a 1,9 bilião de euros, principalmente por causa de uma multa de mais de sete biliões de dólares para encerrar nos Estados Unidos uma investigação pelo papel do banco durante a crise dos créditos hipotecários de risco ("subprime").
Este e outros casos tiveram um impacto negativo de 1,6 bilião de euros nos últimos três meses do ano.
Voltar |