Edição online quinzenal
 
Sábado 18 de Maio de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Entrevista a Pedro Ribeiro

27-09-2013 - NA

Como cabeça de lista do PS à Câmara Municipal de Almeirim, poderá eventualmente vir a ser o futuro Presidente Câmara, nesse sentido gostaria de ter algumas respostas que penso serem pertinentes para quem vota e em particular para toda a população do Concelho.

1 - Qual a sua opinião sobre a falta de médicos no Centro de Saúde de Almeirim, e o que pensa que poderá fazer para serem supridas as carências que afectam todos os munícipes, sabendo eu que não está nas mãos da Câmara a resolução do tema, mas existem formas das autarquias poderem chegar facilmente junto á Administração Regional de Saúde Lisboa e Vale do Tejo e, no mínimo, tentar resolver este assunto.

Resposta:
A falta de médicos no centro de saúde e nas extensões é preocupante. Como referiu a solução não passa directamente pela Câmara, no entanto estamos disponíveis para “ajudar” o ministério da saúde a encontrar formas de colocação de médicos que podem passar, por exemplo, pela facilitação de habitação. O ideal seria termos Unidades de Saude Familiares, mas isso não depende de nós. Em relação às infra-estruturas estamos abertos a continuar a ajudar na sua manutenção de forma a não haver “desculpas” para a não colocação de médicos.

2 - Sabemos que o principal problemas de Almeirim é a economia, todos os dias abrem e fecham lojas porque não há poder de compra para as manter em actividade, o desemprego, o aumento de impostos, o corte nos ordenados e nas reformas, têm tirado o poder de compra aos cidadãos que vivem no concelho, ou seja, para esta situação mudar é preciso mais emprego, atrair mais investimento, tem em mente alguma ideia para tentar resolver este problemas, se bem que não é só de Almeirim, é nacional, mas em véspera de decisão dos Almeirinenses que vai escolher para dirigir os nossos destinos o que tem a dizer sobre isto.

Resposta:
As autarquias não podem criar emprego directamente, no entanto podem criar as condições para que as empresas se fixem cá. A disponibilidade para ajudar empresas e empresários é fundamental. Sendo que essa ajuda se traduz em desburocratizar o que muitas vezes a lei torna moroso. Foi assim que nos últimos tempos se revolveram alguns problemas que podiam ditar o fecho de certas unidades e se conquistaram outras.

3 - Não sei se sabe, a Zona Industrial tem mais empresas fechadas do que em funcionamento, tem algum projecto para dinamizar a mesma, sendo que uma delas a CACER me parece de grande importância para a agricultura do Concelho,

Resposta:
Em relação à Zona Industrial pretendo enviar um oficio a todos os proprietários que têm lotes sem estarem em utilização a perguntar o porque dessa situação. Todos aqueles que não construíram porque compraram estes lotes com o intuito de especular e ganhar dinheiro terão de o fazer rapidamente ou então de devolver, de acordo com o regulamento, os lotes à Câmara. Em relação à CACER, mais importante que o nome é haver que faça essa função. Neste momento há empresas e organizações de produtores que já o fazem. No entanto apoiaremos toda e qualquer iniciativa que vise dinamizar aquele espaço, uma vez que entendo que o associativismo nesta área da agricultura é fundamental.

4 - A cultura é fundamental para a evolução de qualquer sociedade, temos um espaço, o Cineteatro de Almeirim que só funciona a espaços, não acha que o mesmo devia ter uma maior programação, traduzindo-se isso numa maior actividade cultural.

Resposta:
O concelho tem neste momento vários espaços de qualidade, falou no cine teatro, mas também podemos falar na recente inaugurada casa da cultura em Fazendas. Mas concordo consigo quando diz que é preciso dar-lhes mais vida. Tenho a certeza que é possível criar uma dinâmica cultural regular que para além das questões culturais promova também o turismo. Para isso a interacção entre as iniciativas e os agentes económicos como a restauração, bares e hotelaria é fundamental. Há várias ideias nesse sentido de forma a garantir que estas actividades têm sustentabilidade. É bom também não esquecer que a actividade deve ser diversificada abrangendo novos e mais velhos.

5 - Uma das coisas que tenho constatado, principalmente junto do Parque de estacionamento da Câmara Municipal, é que os passeios estão sempre com veículos estacionados, existem postes eléctricos colocados no meio dos passeios, e mais situações que não vale a pena estar agora a descrever, acha que isto são condições para que os cidadãos portadores de deficiência tenham condições para levar uma vida digna e a que têm direito, e que principalmente os permita integrar na sociedade dita normal.

Resposta:
Ao longo dos anos as cidades e vilas foram sendo construídas sem essas preocupações, hoje a situação é diferente. Quando se faz de novo isso é tido em conta. Sempre que podemos vamos alterando essa realidade, agora tenho consciência que vai demorar muitos anos até estar tudo concluído. Até porque muitas vezes as ruas não têm dimensão para cumprir as novas normas.

6 - Na Zona Industrial, existe um edifício enorme que só aloja a Protecção Civil, e uma loja de material de casa e outros, não seria este edifício uma base para pensar na criação de uma Incubadora de Empresas, de empresas de tecnologia de ponta ou de biotecnologia, ou outras, e que para isso a Câmara Municipal deveria criar um grupo que estudasse e fizesse contactos, não só no sentido de desenvolver o projecto e chegar a acordo de uma forma estratégica, porque penso que será necessário, com o dono do edifício para a possível concretização de um projecto deste tipo.

Resposta:
Esse edifico tem enormes potencialidades, no entanto como referiu é privado. Eu gostava de ter cá um local para coworking e um outro de apoio a starups na área da agro industria. Penso que o concelho de Almeirim tem as características necessárias para ter sucesso nesta matéria. Se é ali ou noutro local, não sei, é tudo uma questão de custos.

7 - Mensagem que queira deixar aos Almeirinenses.

Gostava de deixar uma mensagem de apelo ao voto. Apesar de apelar ao voto em nós próprios ser sempre algo muito mais complicado do que parece. No entanto julgo que a experiência acumulada ao longo de vários anos – sou vice-presidente da Câmara desde 2006 - assim como um conhecimento profundo do funcionamento da Câmara, Administração Central e de muitas Instituições Europeias serão factores particularmente importantes numa época em que todos teremos de fazer mais com menos.

Esses conhecimentos permitiram, entre outros, a sede da protecção civil, mais as obras em concurso, que um total de cerca de 100 postos de trabalho ficassem cá sediados, ou a conquista de equipamentos sociais e/ou de acordos de cooperação com a Segurança Social, a legalização de infra-estruturas de organizações de produtores e consequente manutenção de dezenas de postos de trabalho directo e indirectos. Estes são alguns exemplos de como a experiência e o conhecimento são importantes neste momento de incerteza que o País vive.

Digo com orgulho, as pessoas conhecem-me, conhecem o meu trabalho e a minha dedicação a esta terra ao longo dos anos. Desde sempre que estou presente em todas as iniciativas do nosso concelho. Não preciso de GPS para me deslocar a nenhum lugar ou rua, por mais distante que seja. A minha postura e forma de estar continuarão a ser as mesmas. O meu e-mail, o meu telefone continuarão a ser os mesmos. Os meus dias de atendimento e a forma de o fazer, sem marcação prévia e aberto a todos, continuarão a ser uma realidade sempre presente. Se aliarmos a tudo isto uma equipa de gente com provas dadas na vida pública e no privado, julgo que reunimos todos os motivos para votarem em nós, para votarem no PS.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome