| Rússia confirma que primeiros autocarros com rebeldes já saíram de Aleppo
16-12-2016 - Patricia Viegas
O Ministério da Defesa russo confirmou que um primeiro comboio de autocarros com rebeldes já deixou hoje a parte leste da cidade de Aleppo na Síria.
Segundo informação veiculada pela agência Reuters, o presidente russo Vladimir Putin deu ordens aos seus militares no terreno para que as pessoas retiradas sejam levadas para Idlib.
Moscovo garantiu hoje à task force das Nações Unidas para a crise na Síria que a retirada de mais de mil pessoas do leste de Aleppo será rápida e pacífica.
"A Rússia especificou hoje que está a supervisionar [a evacuação] e que nada de mal acontecerá àqueles que estão a ser retirados", declarou Jan Egeland, conselheiro da ONU para a Síria.
Uma testemunha da Reuters na cidade de Aleppo contou 17 autocarros e dez ambulâncias no comboio de veículos que estão a retirar pessoas do local no contexto do cessar-fogo que prevê que os rebeldes entreguem o controlo da zona às forças do presidente Bashar al-Assad.
Os autocarros pararam num cruzamento, por breves momentos, um elemento da Cruz Vermelha entrou a bordo de cada um dos veículos, segundo a Reuters, tendo seguido marcha. Os autocarros saíram depois da zona rebelde escoltados pelo Exército e pela polícia.
Fonte: DN com Reuters
Voltar |