| Academia Itinerarium XIV homenageia Frazão de Vasconcellos
18-11-2016 - N.A.
Assinala-se neste ano de 2016 os noventa anos da publicação da separata "O Paço dos Negros da Ribeira de Muge e os seus Almoxarifes", da autoria de Frazão de Vasconcellos, primeiro estudo que se conhece sobre o Paço Real da Ribeira de Muge, localizado em Paço dos Negros (Almeirim). Desta forma, a Academia Itinerarium XIV irá, no próximo dia 1 de dezembro prestar homenagem ao autor desta publicação com uma sessão evocativa, às 15.00h, na Capela de S. João Baptista do dito paço.
Esta sessão tem como objetivo principal homenagear o primeiro académico que se dedicou a estudar o Paço Real da Ribeira de Muge, lançando um estudo que constitui, sem dúvida, a pedra angular de muito do trabalho científico sobre a origem do Paço Real da Ribeira de Muge e a sua história enquanto propriedade da coroa.
A separata em questão, publicada em 1926 na revista "Brasões e Genealogias", pode ser dividida em duas partes fundamentais. Uma primeira, onde o autor faz o relato de uma visita que fez ao local, na altura propriedade de Manuel Francisco Fidalgo, e faz um enquadramento histórico do mesmo. Numa segunda parte alude essencialmente à genealogia de almoxarifes que aqui prestaram serviço, entre o séc. XVI e o final do séc. XVIII.
A Academia Itinerarium XIV da Ribeira de Muge é constituída por um grupo de cidadãos naturais de Paço dos Negros, e tem como objetivos a pesquisa, estudo, promoção, defesa e valorização do património histórico, ambiental, arqueológico, molinológico, etnográfico e musical. De entre as suas várias iniciativas podem assinalar-se:
- 2011: Comemoração dos 500 anos do Paço Real da Ribeira de Muge (1511 - primeira referência às obras no local).
- 2014: Evocação dos 500 anos da conclusão do Paço Real da Ribeira de Muge
- 2014, 2015 e 2016: Participação na iniciativa nacional do Dia dos Moinhos Abertos, promovida pela Rede Portuguesa de Moinhos.
- 2015 e 2016: Entrega de uma carta aberta ao Executivo Municipal onde se denuncia o estado de conservação do Paço Real da Ribeira de Muge.
- 2016: Co-Organização do Colóquio "Sobre a Realidade dos Moinhos de Vento Portugueses".

Voltar |