Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 21 de Janeiro de 2026  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

O português Antonio Guterres vai ser o novo secretário-geral da ONU

07-10-2016 - Redacção

António Guterres venceu a eleição que determinou o futuro secretário geral das Nações Unidas. O ex-primeiro ministro português e ex-Alto Comissario das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) assume assim o seu favoritismo depois de, nos últimos dias, se ter suspeitado que a candidata búlgara de última hora, Kristalina Giorgieva, poderia perturbar a candidatura de António Guterres.

Antonio Guterres foi nomeado como o novo secretário-geral das Organização das Nações Unidas (ONU). O novo secretário-geral passou pelo filtro do Conselho de Segurança, órgão cujos cinco membros permanentes (Estados Unidos, Rússia, China, Reino Unido e França) detêm o verdadeiro poder de decisão. Guterres (Lisboa, 1949), ex-primeiro-ministro de seu país (1995-2002) e ex-responsável pelo Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados   (ACNUR), liderou desde o começo a corrida pela sucessão de Bank Ki-moon, mas a votação de quarta-feira (5/10) que venceu era crucial, pois serviria para ver se algum desses países imporia um veto ao seu nome, o que não aconteceu e que lhe garantiu desde logo a eleição para Secretário-Geral da ONU.

A campanha para que fosse uma mulher a dirigir a ONU pela primeira vez nos 71 anos de história da instituição fracassou. Dos 13 nomes que participavam da disputa, apenas 10 chegaram à votação decisiva. A Assembleia Geral, constituída por 193 países, que aprovou a nomeação, depois de uma recomendação formal do Conselho de Segurança, que tem um total de 15 membros (os cinco permanentes, com poder de veto, e outros dez em forma temporária). Para fazer a recomendação, o Conselho aprovou a decisão com pelo menos nove votos favoráveis e nenhum veto .

“Vamos ter um novo secretário-geral das Nações Unidas, e seu nome é Antonio Guterres”, admitiu após a reunião o embaixador russo na ONU, Vitali Churkin. A votação “formal” ocorreu ontem às 10h (hora local) em Nova York, quando Guterres será indicado oficialmente. O mandato do actual secretário-geral, Ban Ki-moon, se encerra em 31 de dezembro próximo. É a primeira vez na história da ONU que o processo de selecção para o cargo ocorre de forma transparente, com os concorrentes sendo submetidos a audiências abertas a todos os países, e não só aos integrantes do Conselho de Segurança.

Biografia

António Manuel de Oliveira Guterres nasceu em Santos-o-Velho, Lisboa, 30 de abril de 1949) é um engenheiro e político português. Exerceu o cargo de Alto-comissário das Nações Unidas para os Refugiados entre 15 de junho de 2005 e 31 de dezembro de 2015.

Em 2016 Guterres anunciou que é candidato a Secretário-geral das Nações Unidas. Em 5 de Outubro de 2016 foi anunciada a vitória de António Guterres na eleição para Secretário-geral das Nações Unidas, sendo marcada para o dia seguinte a votação formal no Conselho de Segurança.

Infância e juventude

Ainda jovem demonstrou deter as capacidades de dedicação ao estudo que lhe valeriam um Prémio Nacional dos Liceus, em  1965 . Concluídos os estudos secundários no  Liceu Camões , ingressou em seguida no curso de Engenharia Electrotécnica , no  Instituto Superior Técnico . Licenciou-se em 1971   e iniciou no mesmo ano uma efémera carreira académica, como assistente do Técnico, lecionando a disciplina de Teoria de Sistemas e Sinais de Telecomunicações.

Durante a universidade, Guterres não se envolveu na oposição estudantil ao regime de  Salazar , dedicando-se antes à ação social promovida pela Juventude Universitária Católica . Integrou também o Grupo da Luz, onde participavam, entre outros,  Marcelo Rebelo de Sousa ,  Carlos Santos Ferreira  e o padre  Vítor Melícias . Este último celebrará o seu casamento com Luísa Melo, em  1972 .

Carreira política

Pela mão de  António Reis , aderiu ao  Partido Socialista  no ano da sua fundação, em  1973 .

Logo após o  25 de abril de 1974 , Guterres é nomeado chefe de gabinete de José Torres Campos, que exerceu o cargo de Secretário de Estado da Indústria e Energia dos  I ,  II  e  III  Governos Provisórios.

Em  1976  estreia-se como deputado à  Assembleia da República , onde virá a exercer funções como presidente das comissões parlamentares de Economia e Finanças ( 1977 - 1979 ) e de Administração do Território, Poder Local e Ambiente ( 1985 - 1988 ). Presidiu também à comissão de Demografia, Migrações e Refugiados da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa ( 1983 ).

Foi igualmente presidente da Assembleia Municipal do  Fundão , de  1979  até  1995 .

Eleito secretário-geral do  PS  em  1992 , venceu as eleições legislativas de  1995  e de  1999 , chefiando os  XIII  e  XIV  Governos Constitucionais, ambos minoritários e formados exclusivamente pelo  PS .

Presidiu à  Internacional Socialista , entre  1995  e  2000 .

Na sequência das eleições autárquicas de  dezembro  de  2001 , porém, em que o  PS  sofreu uma derrota significativa, Guterres decidiu apresentar a sua demissão. No ato inesperado da demissão declarou demitir-se para evitar que o país caísse num «pântano político», devido à falta de apoio ao governo que os resultados autárquicos indicavam. Sucederam-lhe  Ferro Rodrigues , na liderança do PS, e  Durão Barroso , do  PSD  na chefia do governo.

Assumiu desde a sua saída de  Primeiro-Ministro , em  2002 , até  2005 , a função de consultor do Conselho de Administração da  Caixa Geral de Depósitos .

Em  2005  viria a ser nomeado para o cargo de  Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados . Manteve-se nesse cargo até  2015 . Esteve presente na reunião de  2012  dos Bilderberg na Alemanha  nessa mesma qualidade.

A  7 de Abril  de  2016 , tomou posse como Conselheiro de Estado, designado pelo  Presidente da República Marcelo Rebelo de Sousa.

Eleição como  Secretário-Geral das Nações Unidas

Um ano depois de abandonar o cargo de  Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados , Guterres é escolhido pelo  Conselho de Segurança das Nações Unidas  numa votação informal e à porta fechada, como o candidato ideal para Secretário-Geral das Nações Unidas , com 13 votos a favor e nenhum veto — o que significa nenhum voto negativo dos estados membros permanentes do Conselho de Segurança ( China ,  EUA ,  França ,  Reino Unido  e  Rússia ). Em suma, na última de seis votações informais, realizada a  29 de Setembro  de  2016 , e cujos resultados foram clarificados em  5 de outubro  de  2016  (data da divulgação do sentido de voto dos membros permanentes do  CSNU ), Guterres conseguiu 13 votos de encorajamento e dois sem opinião; de entre os membros permanentes houve quatro votos de encorajamento e um sem opinião. Para trás ficou a candidatura búlgara Kristalina Georgieva, apoiada pela  Alemanha , que obteve oito votos negativos .

A votação oficial e definitiva por parte do CSNU, irá decorrer dia 6 de outubro de 2016, por volta das 15:00 (hora de Portugal Continental) que nomeará, de forma definitiva e oficial, o antigo primeiro-ministro Português o escolhido pelo conselho. Guterres só sera oficialmente o próximo Secretário-Geral, quando a  Assembleia Geral das Nações Unidas aprovar com uma maioria simples a resolução que indica a sua nomeação, tomando posse dia 1 de janeiro de 2017 .

Cargos e diplomas

Licenciado  em  Engenharia Electrotécnica , pelo  Instituto Superior Técnico  da  Universidade Técnica de Lisboa , com média final de 19 valores; (citado pelo professor catedrático

Chefe de Gabinete do Secretário de Estado da Indústria e Energia dos I, II e III Governos Provisórios

  • Deputado à  Assembleia da República , pelos círculos de  Lisboa  e  Castelo Branco ; no Parlamento virá a desempenhar a função de presidente das comissões de Economia e Finanças (1977-1979) e de Administração do Território, Poder Local e Ambiente (1985-1988), bem como à comissão de Demografia, Migrações e Refugiados da Assembleia Parlamentar do Conselho da Europa (1983).
  • Secretário-geral do  Partido Socialista  entre  1992  e  2002
  • Primeiro-ministro dos  XIII  e  XIV governos constitucionais , entre Outubro de  1995  e Abril de  2002 .
  • Presidente da  Internacional Socialista , entre Novembro de  1999  e Junho de  2005
  • Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados , entre Junho de  2005  e Dezembro de  2015
  • Doutoramento   Honoris Causa   na área das Ciências Sociais e Humanas pela  Universidade da Beira Interior .
  • Secretário-Geral da  Organização das Nações Unidas , a partir de  Janeiro  de  2017  (presumido)

Condecorações

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome