Edição online quinzenal
 
Terça-feira 20 de Janeiro de 2026  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Sobre as remunerações na Função Pública

26-08-2016 - Eugénio Rosa

Neste estudo com o titulo "REMUNERAÇÕES NA FUNÇÃO CONGELADAS DESDE 2009, E 280.000 TRABALHADORES NÃO TIVERAM REPOSIÇÃO DO CORTE DE REMUNERAÇÕES, E É NECESSÁRIO QUE NÃO SEJAM ESQUECIDOS NO OE-2017" analiso a situação remuneratória dos trabalhadores da Função Pública, desagregando a análise pela Administração Central, Local, Fundos da Segurança Social e Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, e dentro destas por categorias profissionais. E utilizo para isso os últimos dados divulgados pela DGAEP do Ministério das Finanças, que são do 2º Trimestre de 2016.

A conclusão a que se tira é que entre 30,4% e 47,1% dos trabalhadores da Administração Central não tiveram reposição de cortes salariais; na Administração Local a percentagem aumenta para 76,4%; nos Fundos da Segurança Social é de 55,9%; e na RA da Madeira atinge pelo menos 42% dos trabalhadores e na RA dos Açores pelo menos 43,7% dos trabalhadores. Nos entanto, a maioria dos órgãos de comunicação social continuam a dizer que todos os trabalhadores da Função Publica foram "beneficiados" com a reposição dos cortes nas remunerações feitos pelos governos de Sócrates e de Passos Coelho/Portas.

Espero que este estudo seja útil para uma reflexão informada dos leitores e para um tratamento jornalístico mais objetivo de uma questão tão importante para os trabalhadores da Função Pública e tão sensível a nível da opinião pública.

Eugénio Rosa
Economista

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome