| CGD: BCE exige alternativa à recapitalização pública da CGD
22-07-2016 - TSF
O Banco Central Europeu quer um plano alternativo à re-capitalização pública da Caixa Geral de Depósitos. Revelação feita por Marques Mendes que deu conta do conteúdo de uma carta enviada pelo BCE.
No habitual comentário de domingo na SIC, deu a conhecer o conteúdo de uma carta, enviada pelo BCE a 8 de junho, à administração do banco publico.
O Banco Central Europeu está contra as mudanças previstas para Caixa Geral de Depósitos e quer com urgência conhecer um plano alternativo para o banco do estado e a respetiva capitalização publica. A novidade foi avançada esta noite no habitual espaço de comentário de Marques Mendes na SIC.
O antigo ministro e líder do PSD foi mais longe e apresentou mesmo uma carta do Banco Central Europeu.
"Na sua carta, o BCE coloca uma questão nova, até hoje não falada por ninguém. Pede expressamente, e com urgência, uma proposta alternativa à capitalização pública. Até agora, só se tem falado em capitalização por parte do Estado. Em que ficamos? O Governo preparou ou está a preparar uma alternativa à capitalização do Estado? Sim ou Não?"
No habitual comentário na SIC, Marques Mendes conta que, na carta enviada a 8 de junho, o BCE tecia também várias considerações sobre o conselho de administração da Caixa Geral de Depósitos.
"O que publicamente foi dito é que a CGD terá 19 administradores. Só que o BCE contesta este número e recomenda um máximo de 15. Em que ficamos? Vai haver mudanças? Acumulação de funções entre Presidente do Conselho de Administração e Presidente da Comissão Executiva. A proposta publicamente conhecida é a de que António Domingos acumulará os dois cargos, Chairman e CEO. O Banco Central Europeu, ao contrário, opõe-se à ideia. Entende que deve haver separação. Em que ficamos?".
O Banco Central Europeu alerta ainda para o facto de ser desejável que os próximos administradores executivos e não executivos da Caixa tenham conhecimentos na área da banca, o que contraria o que tem sido noticiado.
Voltar |