Edição online quinzenal
 
Terça-feira 20 de Janeiro de 2026  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Reino Unido vota a deixar a União Europeia

25-06-2016 - Paul Guimon/Maria R. Sahuquillo

David Cameron anuncia que vai deixar o chefe de governo após o congresso do partido em outubro

Reino Unido votou para deixar a União Europeia no referendo histórico realizado na quinta-feira , com 51,9% do apoio para Brexit para 48,1% dos votos a favor da permanência. A decisão dos britânicos desencadeia uma queda histórica da libra esterlina e os mercados de ações europeus, coloca á União Europeia a um desafio sem precedentes e coloca o Reino Unido no território do desconhecido. Inglaterra e País de Gales estão apoiando a retirada da UE, enquanto Londres, Escócia e Irlanda do Norte escolheram ficar. Antes da crise aberta no país, o primeiro-ministro, David Cameron, anunciou que vai deixar o cargo após o congresso do partido em outubro.

A mensagem dos riscos económicos de Brexit, repetido ad nauseam pelo estabelecimento  político, não gíria entre os eleitores britânicos, especialmente no norte da Inglaterra.  A decisão histórica, uma quota extraordinária de 71,8% (30 milhões de pessoas), Reino Unido lança o território do desconhecido, ferido significativamente  o projecto europeu   e sopra ar no movimento contra o estabelecimento  político que passou anos a crescer Europa.  A segunda economia da União Europeia, colocando o clube, indo para os britânicos de propriedade por 43 anos, enfrentou um desafio sem precedentes.  O desafio, do lado britânico, terá de ser assumida por outra chefe de governo.   David Cameron   , na aparência de Downing Street pouco depois das oito horas, anunciou que vai deixar o cargo após o congresso do partido em outubro.

As negociações com a UE, Cameron disse em uma breve declaração em que ele apareceu guardado por sua esposa, Samantha, a necessidade de empreender uma outra "capitão".  O novo primeiro-ministro, disse o líder dos conservadores, será a necessidade de fazer uso de artigo 50 do tratado da UE fornecendo para  a saída do clube Comunidade .  Na renúncia de Cameron tinha expressado muito  no início da manhã uma das consultas lospadresde, Nigel Farage, líder da independência UKIP.  Com o escrutínio resoluto, Farage, que havia declarado o "dia da independência" durante a manhã, pediu pela renúncia Westminster Paalacio Cameron ea formação de um torcedor Executivo   Brexit  .

Outro significados líder na campanha para o referendo, o Labour Jeremy Corbyn, principal referência da oposição e defensor da permanência, tem evitado durante a audiência para  pedir a marcha de Cameron, que se obrigados a trabalhar para "estabilizar a libra e investimentos seguros "como uma prioridade.  Os primeiros efeitos da   Brexit  ter notado precisamente nos mercados.  O valor da libra esterlina o que levou a partir de segunda-feira a slipstream as últimas sondagens, que davam uma ligeira vantagem  para a permanência -  entrou em colapso com as primeiras notícias do progresso da   Brexit  a níveis desconhecidos já que as perdas 1985. do mercado de ações se espalharam por toda a Europa após a queda acentuada nos pisos asiáticos.  na Espanha, o benchmark em volta de uma queda de cerca de 7% .

O primeiro sinal veio a forma de uma vitória muito apertada em Newcastle para permanecer . Após a licença venceu em Sunderland, reduto tradicional do Trabalho. Os primeiros resultados retornados em Londres esperança de permanecer até Nuneaton, cidade prototípico meio Inglaterra, votou Deixe por 66%. Wales apoiaram maciçamente a licença . Escócia, permanecem, embora menos participação do que o esperado. Bristol apoiado claramente a permanecer.

O resultado, com 51,9% do apoio para Brexit e 48,1% a favor da permanência, mostra uma divisão que vai ser difícil para recuperar após consulta país. Além disso, ele coloca em uma situação difícil para a Escócia, onde ele tem sua maioria votou a favor da estadia (63%). O líder do Partido Nacional Escocês, Nicola Sturgeon, e advertiu que se Brexit poderia ser chamado de um novo referendo sobre a independência, como a um realizado há dois anos. Mas o momento de fazer agora é difícil, a situação económica é suportes piores e inferiores. Ainda assim, os desejos dos escoceses para permanecer na UE, que foram expulsos pelos votos do Inglês pode virar a mesa.

A decisão também abre um horizonte desconhecido para a ilha da Irlanda, onde até agora só funciona na fronteira do Reino Unido com outro país da UE. Irlanda do Norte votou esmagadoramente para ficar. A República da Irlanda, cujo primeiro-ministro, Enda Kenny, mostrou claramente o seu apoio à permanência durante a campanha, vai ficar sem fronteira terrestre com a União.

Inglês em Hastings e Lancaster distritos, que muitas vezes servem como um termômetro para a previsão de resultados políticos, embora também impôs tight-o Brexit . Os resultados foram avançando mais lentamente do que o esperado, mas em um bom ritmo para suportes de licença . Contagem tem sido muito apertado, por vezes, ambas as opções têm jogado apenas 80.000 votos. O Permanecer tem sido um tempo na contagem de cabeça, a contagem de alguns de seus feudos, como Oxford ou Cambridge. Além disso, quando eles começaram a namorar os resultados da Escócia, embora alguns distritos desta nação também têm colhido os maiorias esmagadoras para a Permanecem que se esperava; e, em Aberdeen, segunda cidade considerada mais pró europeu, que ganhou a permanecer por 61% dos votos.

Se assim não for, esta manhã a autoridade eleitoral declarar o resultado oficial, Reino Unido está prestes a definir um caminho para o qual não há nenhum roteiro.

Fonte: El País

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome