Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 19 de Janeiro de 2026  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Militantes do PS ocupam Direcções dos Centros de Emprego

01-04-2016 - N.A.

Dezenas de militantes socialistas – entre os quais dirigentes locais, ex-deputados ou vereadores em exercício – estão a ser nomeados para dirigir centros de emprego e estruturas da Segurança Social em todo o país.

Nos primeiros três meses após a entrada em funções do actual governo, conta o Diário de Notícias, já foram colocados militantes do PS à frente dos centros de Beja, Évora, Santarém, Portalegre, Alentejo Litoral e Alto Tâmega.

Em declarações ao mesmo jornal, uma fonte do governo assegura que a competência foi o critério para a escolha dos nomeados.

A chamada “dança das cadeiras” na administração pública, nos cargos de nomeação directa e indirecta do Estado, é comum sempre que ando muda o governo, mas parece estar particularmente activa na órbita do Ministério da Segurança Social.

De acordo com as publicações em Diário da República consultadas pelo DN, há pelo menos 12 casos de nomeações nas estruturas dos Centros de Emprego.

Em Beja, para o Centro de Emprego e Formação Profissional foi nomeado Fernando Romba, que já foi vereador do PS e é deputado municipal na câmara de Ourique.

No centro de Portalegre, a nova directora é uma ex-deputada do PS, Sandra Sias Cardoso. Para o centro do Alentejo Litoral, o governo nomeou como directora adjunta Clarisse Campos, que já foi a candidata a deputada pelo PS em Setúbal e ao PS/Alcácer do Sal.

Em Évora, para novo director do centro de emprego foi nomeado José Carvalho Ramalho, antigo vereador do PS em Estremoz. O centro de emprego de Santarém vai ser dirigido por Renato Bento, deputado municipal do PS.

Nuno Rodrigues, deputado municipal socialista em Chaves, é o novo coordenador do Núcleo de Promoção e Acompanhamento do centro do Alto Tâmega.

Além dos Centros de Emprego, o DN identificou outros casos na órbita do Instituto do Emprego e Formação Profissional.

Fernando Catarino José, antigo vereador e dirigente distrital do PS, foi nomeado subdirector da direcção-geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

Também Sandra Dias, antiga candidata a vereadora à câmara de Abrantes pelo PS, que foi nomeada subdelegada regional de Lisboa e Vale do Tejo do IEFP.

Ao DN, o Ministério do Trabalho, da Solidariedade e da Segurança Social garante que “os critérios utilizados em escolhas para cargos dirigentes são os da competência técnica, do perfil para tais funções e da capacidade para interpretar as novas orientações das políticas públicas.”

“A filiação partidária não foi nem será um desses critérios”, garante a mesma fonte.

Fonte: ZAP

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome