| Pela primeira vez o Dia de Portugal vai oficialmente ser comemorado no estrangeiro
18-03-2016 - N.A.
Marcelo Rebelo de Sousa, Presidente da República, já começou a dar sinais de algumas mudanças no funcionamento e nas tradições do Palácio de Belém. Assim, pela primeira vez na que consideram a “segunda cidade portuguesa” - Paris - milhares de portugueses residentes, podem associar-se à cerimónia que contará com a presença de François Hollande.
Segundo notícias vindas a público, o Presidente da República, o presidente da Assembleia da República e o primeiro-ministro vão embarcar no dia 10 de Junho para a capital francesa, logo depois da habitual cerimónia militar na Praça do Comércio, em Lisboa. Confirmada está a participação do presidente francês, François Hollande, na festa da comunidade portuguesa, que se estima ascender a mais de um milhão de pessoas naquele país. Os três mais altos representantes da Nação, nesse dia, que este ano calha no calendário a uma sexta-feira e é feriado em Portugal, será sempre curta, uma vez que não é habitual saíram ao mesmo tempo do território nacional.
E deverá ser o chefe de Estado o representante de um órgão de soberania a permanecer mais tempo em França. Nesse mesmo dia arranca em França o campeonato europeu de futebol, com os anfitriões a receberam a selecção da Roménia no estádio de St-Denis.
Marcelo Rebelo de Sousa defende que as comunidades portuguesas emigradas merecem uma atenção especial por parte das instituições e do poder político. Para concretizar esta preocupação introduziu alterações radicais na forma de comemorar o 10 de Junho, Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades.
A emigração portuguesa em França cresceu nos últimos anos, devido à crise económica, e ultrapassa já os dois milhões de pessoas, ou seja, cerca de um quinto da população portuguesa constitui precisamente as ditas Comunidades celebradas a 10 de Junho.
A escolha da capital francesa está relacionada com o facto de ser um destino tradicional da emigração portuguesa desde os anos cinquenta do século XX.
Voltar |