Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 18 de Outubro de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Estudantes manifestam-se a 19 de Novembro contra OE para 2014

15-11-2013 -

Várias associações de estudantes do Ensino Superior convocaram manifestação nacional contra o Orçamento do Estado (OE) para 2014, pelo chumbo da proposta do Governo e contra o sucessivo desinvestimento no Ensino Superior. O protesto tem página no facebook e está marcado para o dia 19 de Novembro, com início às 15h no Largo Camões, em Lisboa, e desfile até à AR.

Na página do facebook, 19 é o dia, refere-se que “mais uma vez, o Governo veio provar com o Orçamento de Estado 2014 que está determinado em destruir o Ensino Superior à revelia da nossa Constituição”.

Os estudantes lembram que, desde 2010, “cerca de 330 milhões de euros”, foram cortados ao Ensino Superior e que o OE para 2014 “prevê um corte de 80,5 milhões de euros”.

O texto realça que “atualmente são as famílias e não o Estado a garantirem e suportarem o funcionamento das instituições, através do pagamento de propinas e emolumentos”, ao contrário do que a Constituição aponta.

Salientando que “a Ação Social Escolar [ASE] não cumpre hoje o seu papel fundamental de assegurar que nenhum estudante deixará de estudar por motivos económicos”, os estudantes dizem que “de 2011/2012 para 2012/2013 agravaram-se os problemas económicos dos estudantes” e que a ASE “agravou esta situação diminuindo em 11% o número de bolsas atribuídas”, verificando-se ainda “um desinvestimento claro ao nível das cantinas e residências”.

O documento assinala que este ano letivo houve “uma redução de 7.743 candidatos ao Ensino Superior” em relação ao ano anterior e que, desde 1995, 500 mil “estudantes abandonaram o ensino superior sem terem terminado o seu curso”, sublinhando que “só no ano letivo passado” havia menos 6 estudantes por dia a frequentar o Ensino Superior.

Os estudantes realçam que a política governamental elitiza o Ensino e exclui estudantes “que não o podem pagar”, e clamam: “somos vistos como meros números cujo futuro não entra na equação”.

Considerando que “é preciso discutir e lutar”, os estudantes apelam ao chumbo do OE para 2014 na rua, “assim como este Governo inconstitucional e cúmplice da Troika”.

As associações de estudantes (AE's) que convocam a manifestação nacional (as AE's de FCSH, FLUP, ESE do Porto, FBAUP, ESEC, ISEC, FLUL, ISCTE e ESTC) concluem:

“Nem cortes, nem barreiras, vamos defender o direito a estudar, vamos defender o Ensino Superior ao serviço dos estudantes e do desenvolvimento científico e tecnológico do país!”

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome