Clube dos Pensadores: rentrée com Pedro Duarte
29-08-2025 - Joaquim Jorge
O Clube dos Pensadores (CdP), pelo seu fundador Joaquim Jorge, convidou Pedro Duarte, candidato à CM Porto para estar presente no dia 2 de Setembro ( terça-feira), pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn Porto-Gaia.
De referir que Pedro Duarte já esteve, anteriormente, no CdP por os seus 12 anos. O CdP vai a caminho dos seus 20 anos.
Pedro Duarte é candidato ao Porto pela coligação (PSD/CDS-PP/IL). Foi um bom ministro dos Assuntos Parlamentares, do anterior governo de Luís Montenegro.
Ao candidatar-se ao Porto, há quem diga que se perdeu um excelente ministro, contudo pode-se ganhar um excelente presidente de Câmara.
Para além, dos partidos que compõe a coligação foi pescar aos independentes de Rui Moreira, assim como Pizarro.
Se não houvesse tantos candidatos, principalmente Filipe Araújo, a vitória seria mais fácil de Pedro Duarte. Assim, está instalada a dúvida e está taco-a-taco com Manuel Pizarro.

Convém lembrar que é presidente de Câmara quem tiver mais votos nem que vença por um voto, outra coisa é saber se essa câmara será governável. Numa câmara as coisas são diferentes da formação de um governo.
O maior opositor de Pedro Duarte é Manuel Pizarro que concorre pela terceira vez à cidade do Porto. Será que à terceira é de vez? Tem a palavra Pedro Duarte com a sua bonomia e capacidade de agregar.
Se Pedro Duarte vencer no Porto e Luís Filipe Menezes vencer em Gaia pode estabelecer-se um bom entendimento nas duas margens para projectos futuros como travessias, túneis, TGV, metro, etc.
Pedro Duarte é muito critico como projecto da primeira fase do metrobus da Boavista e não descarta avaliar a sua reversão ou alteração profunda. Outro tema sensível é os camiões serem desviadosda VCI. Se for eleito presidente vai chamar a si o pelouro da cultura
O CdP já recebeu Nuno Cardoso para estas eleições autárquicas no Porto.
Recordo que há 13 candidatos, e podiam ter sido mais. Para além de Pedro Duarte, Manuel Pizarro (PS), que nas recentes sondagens estão em empate técnico nos primeiros lugares.
O actual vice-presidente, Filipe Araújo apresenta-se como independente, tal como António Araújo. Nuno Cardoso independente, mas com PPM e Nós, Cidadãos. Seguem-se ainda outras listas partidárias: Chega, Miguel Corte-Real; Livre, Hélder Sousa; CDU, Diana Ferreira; BESérgio Aires; Volt, Guilherme Alexandre; ADN, Frederico Duarte Carvalho; PTP, Maria Amélia Costa; PLS, Luis Tinoco Azevedo; ADN, Frederico Duarte Carvalho. Aníbal Pinto pela nova Direita desistiu e o Tino Rans, do RIR, abdicou a favor de Pizarro.
Joaquim Jorge
Voltar |