Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 18 de Outubro de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Prova para professores contratados marcada para 18 de Dezembro

08-11-2013 - Ana Petronilho

Cada professor vai ter de pagar 20 euros para realizar a prova obrigatória para todos os contratados.

A prova de acesso à profissão para todos os professores contratados vai ser realizada no 18 de Dezembro e terá o preço de 20 euros.

Segundo o despacho publicado hoje Diário da República, esta será a data para a componente comum do exame, sem o qual os professores contratados não podem dar aulas. A parte da componente específica - da área disciplinar de cada professor - vai ser realizada entre os dias 1 de Março e 9 de Abril.

Os professores serão classificados com a menção de "aprovado" ou "não aprovado", acompanhada da expressão quantitativa com uma escala de 0 a 100. Considera-se assim aprovado um docente que tenha um resultado igual ou superior a 50% da cotação total.

Os candidatos com cinco ou mais anos de serviço que não obtenham aprovação podem ser admitidos aos concursos de selecção e recrutamento, que se realizem até 31 de dezembro de 2014. Os que tenham menos de cinco anos e que não sejam aprovados no exame só podem concorrer a colocação no ano lectivo seguinte.

Dispensados de aprovação, para já, estão os professores que até 31 de dezembro deste ano sejam colocados.

A prova está prevista no Estatuto da Carreira Docente desde 2007, foi criada sob a tutela de Maria de Lurdes Rodrigues, não chegou a ser aplicada e foi uma das primeiras medidas anunciadas por Nuno Crato quando chegou ao Ministério da Educação.

O exame tem merecido forte contestação dos sindicatos que estão a tentar travar a prova através de providências cautelares, considerando-a "injusta" para os professores que "já foram avaliados durante o seu curso superior.

Protestos que Nuno Crato classifica como "exagero", defendendo que a prova visa preparar melhor os professores. O ministro disse ainda que estas provas fazem parte de "um conjunto de medidas" que o Governo está a tomar para fazer "com que os professores do futuro venham ainda mais bem preparados que os da actualidade".

Outra das medidas de Nuno Crato passa pela realização obrigatória dos exames nacionais de Português e Matemática para os alunos que, de futuro, pretendam ingressar em licenciaturas de Educação Básica.

"Queremos que os professores sejam valorizados, é uma valorização da profissão. Estamos a trabalhar para um período de dez anos, porque sabemos que dentro de uma década vão ser necessários mais professores, vai ser necessário abrir mais contratações, e não queremos que essa abertura a mais contratações encontre o país impreparado", frisou o ministro.

Económico

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome