Edição online quinzenal
 
Segunda-feira 29 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Há duas razőes para este resultado eleitoral, segundo António Costa

15-03-2024 - Zap

António Costa não seguro do desfecho das eleições legislativas desta noite, numa altura em que AD e PS estão taco a taco a lutar pela vitória. Mas tira o peso de eventual derrota de Pedro Nuno Santos e assume ele as culpas.

“Se for preciso algum responsável, estou cá eu para assumir responsabilidades“, disse António Costa à saída do Hotel Altis, em Lisboa, onde está concentrada a comitiva do PS à espera do resultado final das eleições legislativas desta noite.

Nesta altura, a AD e o PS estão a disputar a vitória deputado a deputado e o primeiro-ministro demissionário admite que “o resultado está muito aquém do resultado de há dois anos, do que desejávamos”, mas também “das sondagens” e das “previsões à boca da urna que davam vitória sólida da AD”.

Perante a divisão de votos entre os dois partidos, “tudo indica que não é provável que hoje se saiba o resultado rival“, salienta Costa, acrescentando que “provavelmente, não será hoje que vamos ter o resultado final destas eleições”.

Os dois factores que explicam o resultado eleitoral

Certa é a “subida fortíssima do Chega”, como admite Costa, sublinhando que “é fundamental todos nós analisarmos esse resultado eleitoral, para tentarmos compreender o que esta subida tem de estrutural, de mudança de fundo na sociedade, e o que possa resultar de umas eleições que aconteceram num quadro conjuntural atípico”.

“Temos a noção de que estas eleições ocorreram depois de dois anos de crise inflacionista que o país não vivia há 30 anos, isso criou mal estar geral”, destacou António Costa.

O primeiro-ministro demissionário também destacou “o facto destas eleições terem ocorrido numa situação de sobressalto de dúvidas judiciais por esclarecer”. Por isso, realça que tudo aconteceu num “caldo de cultura próprio para o populismo“.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome