PJ conduz buscas no INEM por suspeitas de violação das regras de contratação
19-01-2024 - RTP
A Polícia Judiciária e o Ministério Público estão a realizar buscas em instalações do INEM em Lisboa, Maia e Porto. Em causa está uma alegada violação da contratação pública.
A RTP confirmou a informação avançada pela CNN de que a PJ está a realizar, esta terça-feira, buscas na sede do INEM.
Em causa está uma alegada violação das regras da contratação pública e falsificação na contratação de funcionários.
O inquérito decorre no Departamento de Investigação e Ação Penal (DIAP) do Porto e visa a alegada prática de crimes de prevaricação, abuso de poder e falsificação de documento.
Para além de Lisboa, a operação está também a decorrer em diversas instalações do INEM no Grande Porto, nomeadamente na Maia e no centro logístico do INEM em Vila Nova de Gaia.
Em comunicado, o INEM confirma que estão a decorrer diligências nas instalações do INEM do Porto e Lisboa “relacionadas com um procedimento específico de contratação de Recursos Humanos”, e garante estar “a colaborar com as autoridades, disponibilizando toda a documentação solicitada”.
Para já, não estão previstas detenções nem a constituição de arguidos. Segundo a RTP apurou, as diligências visam recolher documentação para o processo que remonta a setembro de 2022, altura em que o INEM foi igualmente alvo de buscas.
Voltar |