Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Banca europeia sob pressão com Credit Suisse a afundar 25%. BCP cai mais de 8%

17-03-2023 - Alberto Teixeira

Credit Suisse afunda 25% após acionista saudita descartar mais apoios. Bancos alemães e franceses tombam 10%. BCP cai 8%. Setor volta ao centro do furacão após falências nos EUA.

Os bancos europeus continuam sob intensa pressão vendedora esta quarta-feira, com os receios em torno do  Credit Suisse  a alastrarem-se por todo o setor. O problemático banco suíço está a afundar 24% depois de os sauditas terem descartado mais apoios. Há bancos alemães e franceses a tombarem 10% com o aumento da desconfiança dos investidores. Os receios com a queda do Credit Suisse levaram o Banco Central Europeu (BCE) a contactar os bancos sob a sua supervisão no sentido de perceber qual a exposição à instituição helvética, de acordo com o Wall Street Journal (acesso pago/ conteúdo em inglês).

“O maior acionista do banco suíço, o  Saudi National Bank , desconsiderou qualquer injeção adicional de capital na instituição, alimentando receios de que o banco possa estar a passar por dificuldades, depois de ter anunciado deficiências graves no controlo interno das suas contas”, explicam os analistas da sala de mercados do  BCP  – as ações do banco português também cedem à pressão, recuando 8,2% para 0,1948 euros.

Após a notícia de que os sauditas não estão disponíveis para aumentar a sua posição de 10%, devido a questões regulatórias,  as ações do Credit Suisse afundam 25,04% para 1,679 francos suíços, batendo um novo mínimo histórico,  numa instituição que habituou os investidores a sucessivos escândalos nos últimos anos. O CEO do banco veio a público tentar tranquilizar os investidores e clientes. “A nossa base de capital e liquidez é muito, muito forte. Nós cumprimos e superamos basicamente todos os requisitos regulatórios”, assegurou Ulrich Koerner, citado pela  Reuters.  O regulador suíço suspendeu a negociação do título várias vezes esta manhã, mas nem isso trava a espiral descendente que se está a alastrar para os outros bancos.

Credit Suisse atinge mínimo histórico

Fonte: Reuters

O índice  Euro Stoxx Banks , que acompanha o setor europeu, está a derrapar mais de 8%, com todos os bancos no vermelho. Os franceses e alemães são dos mais afetados: o  Société   Générale  afunda 12,16% e o  BNP   Paribas  cai 10,87%; e o  Commerzbank  desliza 10,07%.

De acordo com a agência  Reuters,  desde o passado dia 8, antes da falência do banco americano  Silicon Valley Bank,  que veio colocar o setor financeiro nos holofotes dos investidores,  os bancos europeus perderam mais de 120 mil milhões de euros em bolsa .

Para lá dos problemas no banco suíço, os analistas associam as quedas dos títulos dos bancos com um menor otimismo em relação à atuação da Reserva Federal americana, no rescaldo da queda do SVB. Houve quem antecipasse mesmo que a Fed ia parar as subidas dos juros na próxima semana. Deverá baixar o tom, mas os mercados continuam a apontar aumentos agressivos, apesar de toda a instabilidade financeira.

“Não parece que o SVB esteja a desviar os bancos centrais, ou pelo menos o Fed, do que está projetado no combate à inflação”, referiu Russ Mould, diretor de investimento da AJ Bell, citado pela  Reuters .

Os olhos estão agora colocados no BCE, que deverá aumentar as taxas em 50 pontos base esta quinta-feira. O que terá a presidente Christine Lagarde a dizer?

Fonte: ECO Online

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome