Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 15 de Janeiro de 2026  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Novos ministros e secretários de Estado já tomaram posse. É a quarta remodelação do Governo em menos de um ano

06-01-2023 - Joana Morais Fonseca e Hugo Amaral

Já tomaram posse os dois novos ministros das Infraestruturas e da Habitação e e os seis novos secretários de Estado. É a quarta remodelação do Governo no espaço de 10 meses.

Já tomaram posse os dois novos ministros das Infraestruturas e da Habitação — João Galamba e Marina Gonçalves, respetivamente – e os seis novos secretários de Estado. A cerimónia decorreu no Palácio de Belém e contou com a presença o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, e do primeiro-ministro, António Costa. Contas feitas, é a quarta remodelação do Governo desde que tomou posse, a 30 de março de 2022, ou seja, em 10 meses.

A remodelação foi feita na sequência da saída de Pedro Nuno Santos, que liderava o Ministério das Infraestruturas e da Habitação e que se demitiu “face à perceção pública e ao sentimento coletivo gerados” em torno do caso TAP e da indemnização de 500 mil euros paga a Alexandra Reis, que está a ser investigada pela Inspeção Geral das Finanças e também pelo Ministério Público. Neste contexto, o primeiro-ministro decidiu mudar a orgânica deste ministério dividindo-o em dois: o das Infraestruturas e o da Habitação.

O destaque da tomada de posse foi para João Galamba, que deixou o cargo de secretário de Estado da Energia, passando a assumir o Ministério das Infraestruturas. Esta foi, aliás, a nomeação que mais tinta correu, dado que Galamba está a ser investigado pelo Ministério Público por suspeitas de tráfico de influências e de corrupção por alegado favorecimento do consórcio EDP/Galp/REN no megaprojeto do hidrogénio verde em Sines, mas não é arguido, de acordo com o Expresso.

João Galamba escolheu Frederico Francisco como secretário de Estado das Infraestruturas. O engenheiro aeroespacial de 36 anos foi responsável por coordenar e elaborar o Plano Ferroviário Nacional, como tinha avançado na terça-feira à noite o Correio da Manhã.

Por sua vez, a tutela da Habitação ficou a cargo de Marina Gonçalves, que escolheu Maria Fernanda da Silva Rodrigues, engenheira civil e professora auxiliar da Universidade de Aveiro, para sua secretária de Estado.

Com a “promoção” de João Galamba a ministro, Duarte Cordeiro escolheu Ana Fontoura Gouveia, economista e até aqui assessora do gabinete do primeiro-ministro para assumir o cargo de secretária de Estado da Energia e Clima no Ministério do Ambiente e Ação Climática, tal como o ECO avançou em primeira mão.

Também aqui há uma mudança na orgânica, uma vez que a antiga secretaria de Estado é dividida em dois, pelo que Hugo Alexandre Polido Pires, vice-presidente da bancada parlamentar do PS, será o novo secretário de Estado do Ambiente.

Mas as mudanças não ficam por aqui. O ministro das Finanças, Fernando Medina, escolheu Pedro Nuno Pereira de Sousa Rodrigues, economista e antigo adjunto no gabinete do Secretário de Estado da Internacionalização, para ocupar o cargo de secretário de Estado do Tesouro, na sequência da demissão de Alexandra Reis.

Já Carla Maria Gonçalves Pereira é a nova secretária de Estado da Agricultura, substituindo o secretário de Estado Rui Martinho que saiu por motivos de saúde.

À saída da tomada de posse, Pedro Nuno Santos disse que tinha sido “sete bons anos” e que estava disponível para apresentar todos os esclarecimentos” no caso da indemnização paga pela TAP. “Foi um prazer, agora deem-se algum descanso”, rematou, depois de António Costa lhe ter dado um abraço de despedida.

Fonte ECO online

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome