Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Autoridades documentam 50 mortes de palestinianos por forças israelitas este ano

13-05-2022 - AbrilAbril

O Ministério palestiniano da Saúde divulgou, esta segunda-feira, a lista com os nomes da meia centena de palestinianos mortos por Israel em 2022, na esmagadora maioria residentes na Cisjordânia ocupada.

Do total de casos confirmados, refere a agência  WAFA , 49 dizem respeito a pessoas provenientes da Margem Ocidental ou de Jerusalém Oriental ocupada e um da Faixa de Gaza cercada.

Da lista, hoje divulgada, constam duas mulheres, assassinadas no passado dia 10 de Abril, bem como dois homens com mais de 80 anos: Omar Assad, do distrito de Ramallah, e Suleiman Hathalin, do distrito de Hebron, ambos falecidos em Janeiro, como consequência de ataques do Exército de ocupação.

Segundo indica a  WAFA , a lista do Ministério da Saúde inclui dois jovens com menos de 15 anos, um com 16, cinco com 17, quatro com 18 e dois com 19 anos.

Três assassinatos nas últimas horas e apelo urgente do primeiro-ministro

Este domingo, três palestinianos foram mortos a tiro pelas forças de ocupação em vários pontos da Cisjordânia. O primeiro-ministro palestiniano, Mohammad Shtayyeh, referiu-se aos factos como «crimes horrendos cometidos pelos soldados do regime israelita de ocupação contra o nosso povo» e solicitou a «intervenção urgente da comunidade internacional», de modo a travar «o terrorismo organizado».

Shtayyeh, refere a  PressTV , acusou as forças israelitas de levarem a cabo uma «política de assassinatos intencional e arbitrária dos jovens palestinianos».

Segundo indica a  WAFA , Mahmoud Aram, proveniente da Faixa de Gaza, foi morto a tiro, ontem à tarde, perto do posto de controlo militar de Jbara, nas imediações de Tulkarem, ao tentar passar o muro de separação.

Um outro palestiniano, Mutasem Mohammad Atallah, de 17 anos, foi morto a tiro, ontem à noite, no interior do colonato ilegal de Tekoa, nas imediações de Belém.

Ainda no domingo, segundo aponta a  PressTV , um terceiro jovem palestiniano foi morto por soldados israelitas na Bab al-Amoud, conhecida como Porta de Damasco, em Jerusalém Oriental, alegando que levava uma faca e tentou atacar um militar israelita.

Recorde-se que, a anteceder o mês do Ramadão e ao longo desse período, as forças israelitas promoveram a escalada de violência na Margem Ocidental ocupada e em Jerusalém Oriental, nomeadamente na zona da Bab al-Amoud, na Cidade Velha e na Mesquita de al-Aqsa.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome