Edição online quinzenal
 
Sábado 17 de Janeiro de 2026  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ao fim de 47 anos, o CDS sai do Parlamento. Rodrigues dos Santos demite-se

04-02-2022 - Zap

O presidente do CDS-PP, Francisco Rodrigues dos Santos, anunciou que pediu a demissão do partido depois do mau resultado nas legislativas deste domingo. Após 47 anos, o CDS sai do Parlamento, não tendo elegido nenhum deputado.

“Este é um mau resultado para o CDS”, reconheceu Rodrigues dos Santos perante os jornalistas. “Ao final de 47 anos, [o partido] perde a sua representação parlamentar”, vincou ainda, reforçando que assume “a responsabilidade por estes resultados”.

“Chicão”, como é conhecido de forma informal, deu como exemplo a sua formação no colégio militar para realçar que “devemos ser responsáveis” pelos nossos “actos”, justificando, assim, a sua demissão. Mas “o meu partido será sempre o CDS”, sublinhou ainda.

Muitas vezes sozinho e contra todos, procurei afirmar a voz de uma direita que estivesse à altura do que é o nosso Portugal”, considerou ainda, concluindo que “os resultados não deixam margem para dúvidas” de que deixou “de reunir condições para liderar o CDS”.

Mas Rodrigues dos Santos fez questão de notar que estará “sempre ao lado do [seu] partido para o ajudar no seu recomeço”. “Podem sempre contar comigo, pois nunca farei aos outros o que me fizeram a mim“, apontou, deixando um recado aos militantes que viraram as costas ao CDS nos últimos tempos.

Apesar do mau resultado, Rodrigues dos Santos também reforçou que “o CDS não morreu, continua vivo” e “na governação” das Regiões Autónomas dos Açores e da Madeira, bem como na frente de várias autarquias.

O líder demissionário acredita que, na próxima legislatura, o CDS estará de volta ao Parlamento. Mas reconhece que o partido precisa de fazer “uma profunda reflexão”.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome