| Biden estende o apoio dos EUA à Estação Espacial Internacional até 2030
07-01-2022 - Kanishka Singh
O governo do presidente dos EUA, Joe Biden, se comprometeu a estender as operações da Estação Espacial Internacional (ISS) até 2030, disse o administrador da NASA Bill Nelson na sexta-feira.
Nelson disse que o governo Biden se comprometeu a trabalhar com parceiros internacionais, incluindo a Rússia, para continuar as pesquisas que estão sendo conduzidas no laboratório orbital até o final desta década. A Rússia e os Estados Unidos mantêm estreita cooperação a bordo da Estação Espacial Internacional há mais de duas décadas.
Autoridades dos EUA disseram em Novembro que um teste de míssil anti-satélite conduzido pela Rússia gerou um campo de destroços na órbita baixa da Terra que colocou a estação em perigo e representará um perigo para as actividades espaciais por anos.
A estação operaria até 2030 se aprovada por parceiros internacionais e financiada pelo Congresso dos Estados Unidos. Actualmente, o Congresso aprovou financiamento até 2024.
A agência de notícias Interfax disse em Agosto que a Rússia e os Estados Unidos continuarão trabalhando juntos na ISS após 2024, citando um alto funcionário da agência espacial russa Roscosmos.
"À medida que mais e mais nações estão activas no espaço, é mais importante do que nunca que os Estados Unidos continuem a liderar o mundo em crescentes alianças internacionais e modelagem de regras e normas para o uso pacífico e responsável do espaço", disse Nelson em um comunicado no Sexta-feira lançado pela Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço (NASA).
As tensões entre a Rússia e os Estados Unidos não se limitaram apenas a questões relacionadas ao espaço. Biden e o presidente russo, Vladimir Putin, trocaram advertências na quinta-feira sobre a Ucrânia, mas transmitiram algum optimismo de que as negociações diplomáticas em Janeiro poderiam aliviar as tensões crescentes.
Fonte: Reuters
Voltar |