Edição online quinzenal
 
Sábado 17 de Janeiro de 2026  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Covid-19: Ómicron “pode mudar curso da pandemia”, alerta OMS

24-12-2021 - Simone Silva

A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a variante Ómicron Covid-19, que apresenta elevadas mutações, pode “mudar o curso da pandemia”.

O impacto exato “ainda é difícil de determinar”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa em Genebra. “Certas características da Ómicron, incluindo a sua disseminação global e o grande número de mutações, sugerem que pode ter um “mudar o curso da pandemia”, acrescentou.

Mudanças genéticas no vírus afetam a sua virulência e indicam que pode ser consideravelmente mais infecioso do que as estirpes anteriores, de acordo com a OMS.

Já Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS para a Covid-19, disse que as evidências preliminares da África do Sul sugerem que a Ómicron é mais ligeira do que a delta, mas ainda é “muito cedo para concluir” esse facto.

No entanto, a especialista observou que os pacientes vulneráveis ​​que são mais velhos, não vacinados ou têm problemas de saúde associados, têm um risco muito maior de desenvolver doença grave.

As declarações da OMS surgem na altura em que a variante Ómicron, identificada pela primeira vez na África Austral, foi encontrada em 57 países em todo o mundo.

Os novos casos “estabilizaram” em todo o mundo na última semana, acrescentou a OMS. Houve mais de quatro milhões de novos casos confirmados reportados em todo o mundo, semelhantes aos números da semana anterior.

No que diz respeito às mortes a nível global, este indicador aumentou 10% na última semana, observou o relatório da OMS. Mais de 52.500 novas mortes foram reportadas em todo o mundo.

Fonte: MultiNews

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome