| Covid-19: Ómicron “pode mudar curso da pandemia”, alerta OMS
24-12-2021 - Simone Silva
A Organização Mundial da Saúde (OMS) disse que a variante Ómicron Covid-19, que apresenta elevadas mutações, pode “mudar o curso da pandemia”.
O impacto exato “ainda é difícil de determinar”, disse o diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, em conferência de imprensa em Genebra. “Certas características da Ómicron, incluindo a sua disseminação global e o grande número de mutações, sugerem que pode ter um “mudar o curso da pandemia”, acrescentou.
Mudanças genéticas no vírus afetam a sua virulência e indicam que pode ser consideravelmente mais infecioso do que as estirpes anteriores, de acordo com a OMS.
Já Maria Van Kerkhove, líder técnica da OMS para a Covid-19, disse que as evidências preliminares da África do Sul sugerem que a Ómicron é mais ligeira do que a delta, mas ainda é “muito cedo para concluir” esse facto.
No entanto, a especialista observou que os pacientes vulneráveis que são mais velhos, não vacinados ou têm problemas de saúde associados, têm um risco muito maior de desenvolver doença grave.
As declarações da OMS surgem na altura em que a variante Ómicron, identificada pela primeira vez na África Austral, foi encontrada em 57 países em todo o mundo.
Os novos casos “estabilizaram” em todo o mundo na última semana, acrescentou a OMS. Houve mais de quatro milhões de novos casos confirmados reportados em todo o mundo, semelhantes aos números da semana anterior.
No que diz respeito às mortes a nível global, este indicador aumentou 10% na última semana, observou o relatório da OMS. Mais de 52.500 novas mortes foram reportadas em todo o mundo.
Fonte: MultiNews
Voltar |