| Estado deu benefícios fiscais de milhares a Berardo. Galp e EDP receberam benesses de 100 milhões
08-10-2021 - Zap
Há cerca de 52 mil entidades que tiveram direito a benefícios fiscais do Estado português em 2020. A Galp e a EDP lideram com benesses da ordem dos 106 milhões de euros, mas também a Fundação Berardo, envolvida em suspeitas de fraude à CGD, recebeu benefícios de milhares.
A lista da Autoridade Tributária (AT) das entidades com benefícios fiscais, em 2020, revela que há 52 mil entidades favorecidas pelo Estado , sendo que 235 conseguiram benesses de mais de um milhão de euros.
Os dados são divulgados pelo Correio da Manhã (CM) que teve acesso à lista que é liderada por Galp e EDP .
As duas empresas do sector energético tiveram benefícios fiscais conjuntos da ordem dos 106 milhões de euros – a EDP recebeu 77 milhões e a Galp teve direito a 29 milhões .
Da lista faz ainda parte a Fundação Berardo com benefícios fiscais de 6.573 euros em 2020, incluindo isenções de IMI .
Além disso, a Fundação Centro Cultural de Belém , que acolhe uma parte da colecção de arte do empresário Joe Berardo, recebeu também benefícios fiscais de mais de 2,7 milhões de euros.
Note-se que Berardo foi detido, em Junho passado, no âmbito da investigação em torno dos grandes devedores da Caixa Geral de Depósitos (CGD), sendo suspeito por crimes que terão lesado o banco público em 439 milhões de euros.
A Fundação Berardo, que seria usada para pagar as despesas familiares do empresário, também foi constituída arguida, tal como a Associação Colecção Berardo.
Casa de Bragança que tem Marcelo no conselho recebeu 441 mil euros
Na lista dos beneficiários de isenções fiscais consultada pelo CM, está ainda a Casa de Bragança, com 441 mil euros. Note-se que Marcelo Rebelo de Sousa é um dos elementos do conselho administrativo desta Fundação.
Outra Fundação que integra a lista de beneficiados é a do Benfica que teve direito a cerca de 40 mil euros.
Em termos de clubes, o Lusitano lidera a lista dos que recebem mais benefícios fiscais, com 61.103 euros. O FC Porto teve direito a 57.386 euros, o Sporting CP a 20.955 euros e o SL Benfica a 10.078 euros.
Além disso, há também várias confissões religiosas que recebem apoios do Estado , para lá da Igreja Católica.
Assim, o CM nota que a Associação judaica Chabad Portugal teve direito a benesses de 662 mil euros, a Igreja mórmon de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias recebeu 604 mil euros e à Igreja Universal do Reino de Deus foram concedidas isenções de 224 mil euros.
O CM atesta que “é ao nível do imposto sobre os lucros das empresas que o Estado é mais generoso em termos de benefícios fiscais”, com descontos de “mais de mil milhões de euros” em sede de IRC.
Já os Impostos Especiais sobre o Consumo beneficiam as entidades em 487 milhões de euros de isenções fiscais.
Voltar |