| Nunca se registaram tantas contratações nas autarquias (e 84% entraram nos quadros), com as eleições o folclore aumenta.
20-08-2021 - Zap c/ N.A.
A três meses das eleições autárquicas, verifica-se um aumento relevante de mais 4400 postos de trabalho criados nas autarquias neste último ano. É o valor mais elevado desde que há registos.
Estes dados são divulgados na Síntese Estatística do Emprego Público (SIEP), publicação trimestral da Direcção-Geral da Administração e do Emprego Público (DGAEP) sobre a evolução do emprego público .
Os cálculos do Dinheiro Vivo, com base nesse documento, indicam que 84% dos novos empregos criados no âmbito autárquico assumiu a forma de contratos sem termo, ou seja, com entrada directa para os quadros da Função Pública .
Em comparação, a nível nacional, o número de vínculos contratuais sem termo no sector público ficou-se pelos 36% no período entre Junho de 2020 a Junho de 2021. Portanto, mais de 60% dos novos empregos criados foram com contratos a prazo.
Nas empresas municipais, o emprego aumentou mais de 60% .
Actualmente, contando Câmaras, Juntas de Freguesia, empresas, associações, fundações municipais e comunidades intermunicipais, as autarquias empregam 126.780 pessoas. Trata-se de mais 4400 do que há um ano, o que constitui o valor “mais elevado” desde que há registos, isto é, 2011, como nota o Dinheiro Vivo.
DGAEP

Variação acumulada do emprego nas administrações públicas.
Os dados da DGAEP indicam que trabalhavam para o Estado, no final de Junho de 2021, 731.258 pessoas . Um número que revela um aumento de 25,7 mil funcionários públicos em apenas um ano.
O ritmo de criação de emprego no Estado situa-se, assim, nos 3,7% no período em análise, sendo também o mais alto da série iniciada em 2011, de acordo com as mesmas fontes.
Voltar |