| “É pouco sexy dar boas notícias”. Pedro Nuno explica que não há dinheiro para todos na bazuca
20-08-2021 - Zap
O ministro Pedro Nuno Santos nega que já haja um “buraco” nos fundos da bazuca europeia por causa dos apoios à habitação. E alerta que o programa não vai garantir dinheiro para todos os candidatos aos apoios.
“Não sou jornalista, mas imagino que seja pouco sexy dar notícias boas“. As palavras são de Pedro Nuno Santos, ministro das Infraestruturas e Habitação, em jeito de crítica à notícia sobre o buraco na “bazuca” europeia.
Pedro Nuno Santos nota, em declarações ao Correio da Manhã (CM) feitas através do sistema de mensagens WhatsApp, que só 26 mil habitações serão financiadas a 100% e a fundo perdido.
Já terão sido registadas 28 mil candidaturas aos apoios e esse será o número total dos acordos já assinados entre o Governo e as autarquias.
Mas não haverá dinheiro para todos, alerta já o ministro da Habitação.
“Foi sempre assumido que o financiamento 100% a fundo perdido era só para as primeiras 26 mil habitações. As restantes serão financiadas de acordo com o que está nos acordos assinados entre as partes”, aponta Pedro Nuno Santos.
“ Ninguém pode alegar desconhecimento das regras, porque os acordos são assinados por todas as partes, não são ‘de boca’”, diz ainda o ministro.
Contudo, estas declarações parecem ir contra aquilo que o ministro disse anteriormente.
O CM repara que, no passado mês de Fevereiro, Pedro Nuno Santos disse ao presidente da Associação Nacional de Municípios e da Câmara de Coimbra, Manuel Machado, que a “bazuca” europeia financiaria “a fundo perdido 100% dos imóveis”.
“Mesmo as autarquias que apresentaram as suas estratégias de habitação vão ter o financiamento a fundo perdido a 100%”, terá dito o ministro no início do ano, ainda segundo o CM.
Voltar |