Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

“Respeitem os horários”, apela task force. Centros de vacinação vão ter sistema de semáforos

09-07-2021 - Zap

A task force que coordena a vacinação contra a covid-19 apelou, esta terça-feira, ao respeito pelos horários de cada centro de vacinação, de modo a diluir o fluxo de utentes a vacinar nas várias modalidades disponíveis.

“Nos últimos dias, um significativo número de utentes sem agendamento dirigiu-se a alguns centros de vacinação covid (CVC) para serem vacinados nas modalidades ‘casa aberta’ e antecipação da segunda dose da vacina AstraZeneca  sem respeitarem horários estipulados por cada” uma destas estruturas, adiantou a  task force.

Face a esta situação, a estrutura que coordena a logística da vacinação solicitou, com o objetivo de diluir o fluxo de utentes aos centros, que “todos os utentes respeitem os horários estabelecidos, quer no agendamento por mensagem SMS e telefonema, quer para as modalidades ‘casa aberta’ e de antecipação da segunda dose da AstraZeneca, definidos para cada CVC”.

Os horários de funcionamento de cada centro estão disponíveis no portal na Internet  da Direção-Geral da Saúde (DGS).

Em comunicado, a  task force liderada pelo vice-almirante Gouveia e Melo adiantou ainda ter conhecimento de “relatos de  comportamentos menos corretos de alguns utentes para com os muitos profissionais que em cada CVC dão diariamente o seu melhor para garantir a segurança e qualidade do processo de vacinação”.

“Desta forma, volta a apelar-se à compreensão e tolerância de todos os utentes no respeito pelas orientações e aconselhamento destes profissionais, apesar de alguns constrangimentos e perturbações e inerente perda de qualidade do processo nesta fase, essenciais ao normal funcionamento dos CVC e ao cumprimento do objetivo a que nos propusemos de vacinar mais de 850 mil esta semana”, referiu a  task force.

Esta quarta-feira, na Assembleia da República, a ministra da Saúde, Marta Temido, revelou que nas últimas 24 horas foram administradas  mais de 150 mil doses a nível nacional, um nove recorde.

O coordenador da  task force disse, no sábado, que Portugal vai acelerar o ritmo de vacinação devido à rápida disseminação da variante Delta do coronavírus SARS COV-2, considerada mais transmissível e que já é a predominante no país.

Segundo avança a SIC Notícias, os centros de vacinação contra a covid-19 vão passar a ter  um sistema de semáforos. Como é que vai funcionar? Se a luz for vermelha, é provável que os utentes tenham de esperar mais de uma hora para serem vacinados, enquanto que se for verde a previsão baixa para os 30 minutos de espera.

O sistema já está em funcionamento nos centros de vacinação de Cascais e, esta quarta-feira, deverá estar acessível em todo o país. É possível saber a afluência do local onde se é vacinado através do site do Serviço Nacional de Saúde  (SNS).

Além deste sistema de semáforos, o auto-agendamento da vacina online também será melhorado, adianta o mesmo canal televisivo.

Fonte: Zap/Lusa

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome