Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Lisboa “está numa situação que não é fácil” e não vai avançar no desconfinamento

11-06-2021 - Sofia Teixeira Santos

Lisboa não vai avançar para a próxima fase de desconfinamento, anunciou esta terça-feira o presidente da autarquia, o socialista Fernando Medina, que considerou que a capital “não está em condições de fazer esse avanço”.

De acordo com o jornal Público, o concelho de Lisboa deverá ser travado no desconfinamento, não sendo aplicada a nova fase de abertura da sociedade e da economia que entra em vigor segunda-feira, 14 de junho.

Entretanto, o presidente do município confirmou a informação, durante o habitual espaço de comentário na TVI24, explicando que  “Lisboa não está em condições de fazer esse avanço” .

Fernando Medina considerou que a cidade “está numa situação que não é fácil”, uma vez que “o número de casos excedeu o patamar dos 120 [contágios por 100.000 habitantes]”.

Durante a última semana, o número de infeções na capital “continuou a progredir, embora a um ritmo mais lento”.

A decisão será, no entanto, tomada esta quarta-feira, pelo  Conselho de Ministros  antecipado por causa do feriado do Dia de Portugal, que se celebra esta quinta-feira.

“Amanhã, que é o dia da avaliação,  não irá progredir  relativamente ao desconfinamento,  também não irá regredir ”, prosseguiu o autarca.

A “grande questão” é saber se vai ser possível, “durante as próximas semanas, controlar a situação, eventualmente conseguindo que ela se reduza e melhore, ou então se se vai  registar um agravamento da situação ”, explicitou o presidente da Câmara Municipal de Lisboa.

À luz das informações da Direção-Geral da Saúde, os peritos davam esta terça-feira como certo que  Lisboa e Braga  – que continuam com uma incidência acima de 120 casos por 100 mil habitantes –  não seguem para a etapa seguinte de abertura , escreve o Jornal de Notícias.

“As regras estão estabelecidas e, segundo as regras, não há grandes dúvidas: Lisboa vai ficar estagnada por agora”, disse Óscar Felgueiras, perito que tem assessorado o Executivo no combate à pandemia.

O especialista admitiu ainda “que  não vai haver grandes surpresas ” na reunião ministerial desta quarta-feira, sublinhando que “Lisboa não consegue ultrapassar a atual situação de um dia para o outro” e estimando “duas a três semanas para baixar os 120”.

Analisando a evolução do Rt – “nos próximos oito a dez dias não chega a 1.0” -, Carlos Antunes entende que, “no mínimo, Lisboa precisará de três semanas” para sair da linha vermelha.

“Se o risco de aumento de casos é de facto grande, vale a pena aguentar mais 15 dias com as atuais circunstâncias, que já permitem um maior funcionamento da atividade económica, e aguardar. Isto vai gerar protestos, tem algum impacto, mas do ponto de vista da saúde pública pode ser vantajoso e a situação já é bastante diferente do que era há uns meses e permite uma vida com bastante normalidade”, disse o investigador do Centro de Estudos Geográficos da Universidade de Lisboa, Jorge Malheiros, citado pelo Público.

No entanto, “estando em causa a capital do país e toda a componente simbólica que isso acarreta, pode haver uma mensagem que ao  travar a capital se está a travar todo o país . Por isso, o discurso público tem de ser bem trabalhado, para mostrar que este travão pode não ser uma desvantagem, mas um cuidado para salvaguardar o resto do país”, alertou ainda.

No mesmo patamar de Lisboa está Braga, que, a 5 de junho, registava uma incidência de 169/100 mil habitantes e um Rt de 1.10. Apesar de estar “atrás de Lisboa, Braga cresce a um ritmo maior, com uma subida diária de 3,2%”

Fonte: Lusa

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome