Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Estalou o verniz no PS/Porto. Autarca de Paços de Ferreira recusa recandidatar-se com “este PS concelhio”

23-04-2021 - Maria Campos

Estalou o verniz no PS/Porto. O presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, Humberto Brito, declarou que não aceitará recandidatar-se ao cargo pela terceira vez “com este PS” concelhio.

De acordo com o jornal Público, a comissão política da distrital do PS-Porto, liderada por Armanda Fernandez, ratificou o nome do atual autarca para se recandidatar à Câmara Municipal de Paços de Ferreira, mas com “algumas condições”.

A resposta não se fez esperar. Humberto Brito, que em 2013 ganhou para o PS a Câmara de Paços de Ferreira, afirmou, numa publicação na sua página do Facebook, que não se vai recandidatar ao cargo.

“O que me fez entrar na política foi combater os interesses instalados, as negociatas, os favores, os esquemas, os lugares, os tachos. Assim, continuarei a combater todos aqueles que querem servir-se do PS para voltar a um passado que combati. Defendo valores e princípios e não cedo à chantagem dos lugares/tachos!”, escreveu na publicação.

“A resposta é não. Não aos interesses, às negociatas. Jamais. (…) Mas nunca, nunca, nunca cederei. Nunca perderei a honra de tudo o quanto o meu pai me ensinou apenas para me manter no lugar”, continuou. “Assim, com este PS em Paços de Ferreira anuncio publicamente que não voltarei a ser candidato à câmara municipal! Na política, como na vida, não vale tudo! E para mim há valores maiores!”

“Não estou disponível para discutir lugares e não contem comigo para isso. Nunca serei candidato com este PS concelhio. Lamento esta situação e reafirmo que não estou disponível para ser candidato apenas para me manter no lugar de presidente”, disse Humberto Brito, em declarações ao Público.

“Não me vou vergar para ceder aos interesses particulares de alguns que querem ir à boleia da candidatura à câmara municipal”, declarou, assegurando ainda que não vai “trair a confiança” da sua equipa, tirando pessoas do executivo, da assembleia municipal e juntas de freguesia para que outras entrem. “Seria uma desonestidade profunda”.

O socialista lamentou também que o presidente da federação do PS-Porto “tenha ignorado” uma petição que pedia o afastamento de Armanda Fernandez. A “petição foi subscrita por todos os membros da assembleia municipal, membros do executivo e por 80% dos militantes ativos”, segundo o autarca.

Em declarações ao mesmo jornal, Armanda Fernandez negou ter imposto condições à recandidatura de Humberto Brito e acusou-o de “não dialogar” com a concelhia. “Nunca impus nada a ninguém, a única coisa que quero é respeito pelo órgão a que presido”.

“Não podemos ratificar o que não conhecemos”, afirmou ainda, admitindo avançar com uma “queixa à direção nacional do PS”.

Já Manuel Pizarro declarou que o nome de Humberto Brito “foi ratificado, por unanimidade”, pela federação distrital do Porto, e reiterou ainda que o autarca tem o apoio da distrital do PS para se recandidatar.

“A federação distrital do Porto confia na qualidade do trabalho autárquico realizado pelo PS em Paços de Ferreira, sob a liderança do dr. Humberto Brito, e essa é a condição da vitória eleitoral que estamos certos de alcançar em 2021”, disse.

Sobre a petição, Pizarro disse que o “secretariado da federação, com acordo dos peticionantes e da comissão política concelhia, constituiu um grupo técnico para dirigir o processo eleitoral”.

Fonte: ZAP

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome