| Centros de saúde já estão a identificar utentes prioritários para vacina da covid-19
18-12-2020 - Liliana Malainho
Os centros de saúde ainda não receberam as diretrizes, mas já estão já a identificar os utentes com mais de 50 anos e com patologias associadas para receberem a vacina contra a covid-19.
O Correio da Manhã avança, esta terça-feira, que os centros de saúde já estão a identificar quem são os utentes com mais de 50 anos e com patologias de risco associadas que devem ser vacinados contra a covid-19 na primeira fase de vacinação, que deverá arrancar no dia 5 de janeiro.
António Carlos Silva, delegado de saúde regional de Lisboa e Vale do Tejo, disse ao diário que apesar de as diretrizes ainda não terem chegado, “sabemos que vão chegar”.
“Os centros de saúde já sabem o que será preciso fazer, pois temos um Plano Nacional de Vacinação com um sistema muito bem montado. Estes sabem que é melhor não deixar tudo por fazer até ao dia 29“, data em que a Agência Europeia do Medicamento deverá dar luz verde à vacina da Pfizer.
O objetivo é saber “onde estão esses doentes e onde podem receber a vacina”, acrescentou o responsável em declarações ao CM. Os selecionados “serão posteriormente contactados pelos centros de saúde ou pelos médicos de família”.
O presidente da Associação Portuguesa de Medicina Geral e Familiar, Rui Nogueira, defende que é essencial apressar o processo, de modo a “afinar critérios, criando fases dentro das fases”. “Não vai haver tempo para esperar.”
O primeiro grupo de pessoas a ser vacinado em Portugal são pessoas com 50 ou mais anos com uma das seguintes patologias: insuficiência cardíaca, doença coronária, insuficiência real e doença respiratória crónica com suporte ventilatória, ou seja, a correspondência exata das patologias mais frequentes nos casos graves da doença.
Neste primeiro grupo inserem-se ainda as pessoas residentes em lares e internadas em unidades de cuidados continuados e respetivos profissionais, a proteção dos surtos nas populações mais vulneráveis, os idosos, os profissionais de saúde diretamente envolvidos na prestação de cuidados e as forças de segurança.
Fonte: Zap
Voltar |