Edição online quinzenal
 
Terça-feira 20 de Janeiro de 2026  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Fractura interna do PS adensa-se. Ala esquerda do partido junta-se a Ana Gomes

13-11-2020 - Zap

À medida que as Presidenciais se aproximam, o PS vai-se partindo ao meio. Depois de o Secretariado Nacional do PS propor liberdade de voto como orientação para as eleições presidenciais, os apoios à candidatura de Ana Gomes começaram a surgir, um por um.

No sábado, na reunião da Comissão Nacional do PS, Pedro Nuno Santos assumiu o apoio à candidatura presidencial da candidata Ana Gomes.

Este domingo, escreve o Expresso, foi a vez de mais dois dirigentes seguirem o mesmo caminho: Duarte Cordeiro, dirigente nacional do partido e secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares, e Tiago Barbosa Ribeiro, deputado e líder do PS/Porto.

“Após a decisão da Comissão Nacional do PS em conferir liberdade de voto aos seus militantes nas eleições presidenciais e ao não recomendar o apoio a nenhuma das candidaturas presidenciais, quero expressar a minha posição pessoal”, começou por escrever Duarte Cordeiro no Facebook.

Afirmando “reconhecer aspetos positivos no mandato do atual Presidente da República, designadamente o seu contributo para a estabilização da vida política nacional e o seu papel no combate a esta pandemia”, tal não lhe anula a convicção de que “não deve apoiar uma candidatura de direita, com uma visão política da sociedade distinta” da sua.

“Votarei na candidata Ana Gomes“, assumiu.

Tiago Barbosa Ribeiro escreveu, na mesma rede social, que “o meu voto vai para Ana Gomes”, defendendo que “em democracia, as eleições tratam de política e não de personalidades”. “A defesa do Estado Social, do Serviço Nacional de Saúde, da escola pública, da regionalização, dos direitos sociais e laborais e da relação entre instituições, traduzem alinhamentos nos princípios e diferenças”, sublinhou.

Manuel Alegre também declarou apoio à candidata Ana Gomes pela “coragem”, “brilhante carreira profissional” e “pela frontalidade com que tem lutado pela causa da transparência”. O histórico socialista fez chegar uma declaração ao Público, intitulada “a minha opção”, onde começa por dizer que faz “um balanço positivo da forma como o atual Presidente da República tem exercido o seu mandato”.

“A saúde da democracia precisa de escolhas e alternativas claras”, escreveu. “Marcelo e eu não somos da mesma família política. A minha, na próxima eleição presidencial, está representada por Ana Gomes. Por isso, uma vez que a direção do PS não optou por nenhum candidato, venho declarar o meu apoio a Ana Gomes”, declarou.

A candidatura de Ana Gomes é, para Manuel Alegre, “uma afirmação de autonomia política socialista” que diz ter defendido desde sempre.

“Apoio Ana Gomes pela sua coragem, pela sua brilhante carreira profissional, pelo seu excecional contributo à causa de Timor Leste, pelo rigor e desassombro com que desempenhou as funções de eurodeputada, pela frontalidade com que tem lutado pela causa da transparência, contra a promiscuidade entre negócios e política”.

Acrescenta ainda que lhe dá o seu apoio também “pelo seu patriotismo, pelo seu sentido de Estado”, pela sua “convicção de que, tal como fez como diplomata, saberá sempre defender “os valores permanentes de Portugal”.

Alegre apoia a ex-eurodeputada também o facto de Ana Gomes ser “uma mulher da esquerda democrática que não teme as causas difíceis“. “Há quem se incomode com o seu estilo. O país precisa de quem saiba incomodar os interesses instalados, os corruptos, os oportunistas, os que, de um modo ou de outro, contaminam a vida pública. Sei que Ana Gomes saberá enfrentar o populismo e a extrema-direita e lutará sempre para fortalecer a democracia e o Estado Social.”

Os apoios que vão surgindo à candidatura de Ana Gomes a Belém vêm salientar a divisão do Partido Socialista. A ala mais à esquerda soma apoios a Ana Gomes contra a vontade de António Costa, que não só pediu “reserva” aos membros do Governo sobre as Presidenciais, como sinalizou, em maio, esperar pela reeleição de Marcelo rebelo de Sousa.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome