| Siza Vieira e João Galamba investigados por corrupção
06-11-2020 - NA
Pedro Siza Vieira, ministro da Economia, e João Galamba, secretário de Estado da Energia, estão a ser investigados pelo Ministério Público num inquérito sobre o hidrogénio em Sines.
O Departamento Central de Investigação e Ação Penal (DCIAP), órgão do Ministério Público (MP) especializado no combate à criminalidade mais complexa, e a Unidade Nacional de Combate à Corrupção (UNCC) da Polícia Judiciária (PJ), estão a investigar vários membros do Governo de António Costa.
A Sábado avança esta quinta-feira que dois dos suspeitos são o ministro de Estado, da Economia e da Transição Digital, Pedro Siza Vieira, e o secretário de Estado Adjunto e da Energia, João Galamba.
Segundo a revista, os governantes estão sob vigilância das autoridades judiciais e policiais porque fazem parte do grupo de alvos principais num inquérito-crime que averigua indícios de tráfico de influência e corrupção, entre outros crimes económico-financeiros.
Os governantes são suspeitos de favorecimento do consórcio EDP/Galp/REN no projeto do hidrogénio verde para Sines. António Mexia e João Manso Neto, ex-administradores da EDO, são outros dos visados, assim como o administrador da Galp, Costa Pina.
A investigação terá partido de uma denúncia ao Ministério Público feita no ano passado, que indicava que teria havido favorecimento de grupos empresariais no concurso do plano nacional do hidrogénio. A Sábado avança que, além de membros do Governo, entre os suspeitos estão gestores e ex-gestores de empresas como a EDP, Galp e Martifer.
A TSF questionou esta quinta-feira o gabinete do ministro Pedro Siza Vieira, que afirmou não ter conhecimento de nenhum processo em que o nome do ministro seja referido.
A Procuradoria-Geral da República (PGR) confirmou que está a decorrer um inquérito no Departamento Central de Investigação e Ação Penal sobre esta matéria. A PGR acrescenta que “o mesmo encontra-se em investigação, não tem arguidos constituídos e está em segredo de justiça”.
Voltar |