Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Ventura não seria eleito no Parlamento que o Chega pede

18-09-2020 - Zap

O Chega quer reduzir o número de deputados na Assembleia da República, de 230 para 180. Caso isto estivesse em vigor nas eleições de 2019, André Ventura não teria sido eleito .

O Chega entregou um pedido de referendo para reduzir o número de deputados da Assembleia da República. A proposta visa  reduzir de 230 para 180 o número de representantes. Se assim fosse, em 2019, André Ventura não teria sido eleito nas eleições, escreve a Sábado.

O Chega entende que o Parlamento “pode funcionar perfeitamente com 100, embora o mínimo imposto pela Constituição seja 180 representantes parlamentares. No projeto de resolução, o partido menciona que a redução de deputados “pode ser sinal de aproximação” e levar à eleição de representantes “mais próximos das populações e dos seus reais problemas”.

No entanto, caso esta proposta seguisse em frente, os partidos grandes sairiam beneficiados, com  19 dos 22 círculos eleitorais a perderem mandatos.

Lisboa  seria o círculo eleitoral com a maior perda de mandatos, passando de 48 para 38 deputados. Os restantes seriam  Porto (de 40 para 31),  Braga (de 19 para 15),  Setúbal (de 18 para 14) e  Aveiro (de 16 para 12). Todos os restantes, à exceção de Portalegre, Europa e Fora da Europa, perderiam um ou dois representantes, calcula a Sábado.

Além disso, mo círculo eleitoral de Lisboa, André Ventura deixaria de ser um dos deputados eleitos, assim como Joacine Katar Moreira. A Iniciativa Liberal seria o único partido com um deputado único no Parlamento, João Cotrim Figueiredo.

Feitas as contas através do Método de Hondt, o PS ficaria a apenas dois deputados da  maioria absoluta, contando com 89 dos tais 180 representantes parlamentares. Embora os socialistas perdessem 19 deputados, seriam os mais beneficiados, com a menor perda relativa.  O PSD ficaria com 63 mandatos, menos 16.

Os mais prejudicados seriam a CDU, que ficaria apenas com oito dos atuais 12; o CDS, que veria reduzido a apenas três deputados, em vez de cinco; e o PAN, de igual forma, seria representado por três deputados, perdendo um mandato.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome