Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 28 de Março de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Quando António Costa pedia ao Benfica bilhetes para o filho

18-09-2020 - Carlos Rodrigues Lima

Primeiro-ministro tem sido criticado por integrar comissão de honra de Luís Filipe Vieira. Recorde a investigação da SÁBADO que revelou como vários governantes pedinchavam bilhetes aos encarnados.

Não foi só o ministro das Finanças, Mário Centeno, a pedir ao Benfica bilhetes para si e para o seu filho. Também António Costa, enquanto presidente da Câmara de Lisboa, fez o mesmo. Em Novembro de 2012, quando o Benfica jogou contra o Celtic, a sua secretária, depois de receber o convite oficial para o presidente da autarquia, perguntou se era possível mais dois, que posteriormente passou a um. O contemplado: o filho, Pedro Costa. O Benfica lá providenciou, mas a responsável pelas Relações Públicas, Ana Paula Godinho, advertiu a secretária de Costa que o filho teria que ir bem vestido para a tribuna presidencial. "Peço que recorde o Pedro das calças de ganga e ténis... não deixamos mesmo....".

Em Agosto de 2012, Carla Matos, secretária de Costa na autarquia de Lisboa, fez chegar ao Benfica um pedido: "dois ingressos para o jogo BenficaxBraga em nome de Catarina Costa". A solicitação chegou ao administrador Domingos Soares Oliveira: "Pedido para a filha do Dr António Costa". O administrador, segundos os novos emails revelados pelo blog "mercadodebenficapolvo.wordpress.com" terá dado seguimento ao pedido.

Sempre que há um jogo grande no Estádio da Luz, há duas filas de adeptos: os que passam horas intermináveis nas filas para as bilheteiras e os que tentam poupar tempo com um simples email. Nos últimos emails revelados publicamente, há de tudo: directores do Serviço de Informações e Segurança, elementos da PSP, GNR, políticos e juízes. Uns recebiam, outros faziam-se ao convite, como revelam os emails de Ana Paula Godinho, responsável pelas Relações Públicas do clube da luz.

Mas a corrida às borlas era de tal forma desenfreada que, algumas vezes, confundiam-se os cargos públicos com ofertas pessoais. Vejamos ainda um pedido para o Benfica-Braga, o mesmo de Catarina Costa. A 16 de Agosto de 2012, Vítor Sereno, chefe de gabinete de Miguel Relvas, pediu dois bilhetes para esse jogo. Ana Paula Godinho, na resposta, informou que os convites para o camarote foram cedidos pela administração. Só que havia um problema: Carla Matos, secretária de Vítor Sereno, num terceiro email, informou que os bilhetes não eram para o chefe de gabinete, mas sim para a irmã deste. Por isso, pediu que os convites fossem, não para o camarote, mas para "uma outra bancada do estádio". "Dr. Domingos, como devo proceder?", questionou Ana Paula, desconhecendo-se como terminou este "caso".

A corrida ao convite verificou-se ainda com Diogo Guia, chefe de gabinete do secretário do Estado do Desporto, Emídio Guerreiro, durante o primeiro governo de Pedro Passos Coelho (2011-2015). A 16 de Novembro de 2012, Ana Paula Vaz, então secretária de Diogo Guia, enviou o seguinte email para o Benfica: "Encarrega-me o Senhor Chefe de Gabinete, Dr. Diogo Guia, de solicitar 5 convites e se possível parque de estacionamento, para o jogo da próxima 3ª feira, dia 20 de Novembro entre o Sport Lisboa e Benfica e o Celtic. Os bilhetes destinam-se a Dr. Diogo Guia Chefe de Gabinete, Dr. João Bibe Vice Presidente do IPDJ, Engº José Guia Vice Presidente da CIP, Dr. Pedro Amaral e Almeida Adjunto do Senhor Primeiro Ministro e Dr. Pedro Bogas Administrador do Metro de Lisboa" De uma assentada, cinco convites. Os serviços do Benfica responderam simpaticamente que seria difícil encontrar lugares para o camarote presidencial. A secretária do chefe de gabinete respondeu que "o dr. Diogo" agradecia se "pudesse arranjar bancadas". O importante era ver o jogo. De borla. O que veio a acontecer.

Também para o jogo com o Celtic, o Benfica recebeu pedidos do deputado António Rodrigues, então vice-presidente do grupo parlamentar do PSD. Uma assessora perguntou "se seria possível convidar" o vice-presidente. Este também não teve sorte para o camarote, acabando por ir para uma das bancadas, mas com acesso ao parque de estacionamento.

Espiões vão à bola. De borla

Uma das duplas mais activas no pedido de convites era o anterior e o actual director do SIS: o juiz desembargador Horácio Pinto e Neiva da Cruz, respectivamente. Entre 2012 e 2014, ambos através do secretariado dos serviços secretos, pediram vários convites para assistirem a jogos dos encarnados. Foi para o Benfica-Barcelona (2012), a que se juntou um pedido para o juiz Antero Luís, que também tinha sido director do SIS; nesse ano, pediram ainda para o Benfica-Leverkussen. Seguiram-se pedidos para um Benfica-Sporting; Benfica-Leverkussen, Benfica-Newcastle, Benfica-PSG. Os espiões adoram ir à bola. Sobretudo se for à borla.

No que diz respeito a forças de segurança, um ficheiro "excel" que consta das comunicações elenca 12 pessoas ligadas à PSP, PJ e GNR e Serviço de Estrangeiros e Fronteiras, identificados na categoria "convites do gabinete da presidência": os convites seriam distribuídos pelo "chefe Simões DIAP", "João Polícia" , "Leandro", "Chefe Luís", "Cabo Santos", "Carlos Elias", "SEF".

No meio de tantas borlas, há ainda um email de 3 de Outubro de 2010, no qual um quadro do Benfica solicita sete bilhetes "para oferecer ao Serviço de Estrangeiros e Fronteiras para o jogo com o Beira Mar no domingo".

Fonte: Sabado.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome