Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

OE Suplementar. Novos apoios sociais ainda não saíram do papel

14-08-2020 - Zap

O Orçamento Suplementar, que criou novos apoios sociais no contexto da pandemia, for aprovado no Parlamento, promulgado pelo Presidente da República e entrou em vigor no final de julho. Porém, de acordo com o  Jornal de Negócios, esses apoios ainda não saíram do papel.

O  Jornal de Negócios  relata que apoios sociais criados no contexto da pandemia, como é o caso do alargamento dos  apoios aos sócios-gerentes  de empresas, a  baixa paga a 100%  aos doentes com covid-19 e a criação de um novo apoio de 439 euros  para quem não tem acesso a nenhum, estão atrasados e ainda não saíram do papel.

Segundo o  Negócios , que avança a notícia esta quarta-feira, o atraso deve-se a  atualizações informáticas  necessárias que ainda estão a ser desenvolvidas e à falta de  nova regulamentação  que acompanhe as mudanças.

“Em relação aos apoios que ainda não estão em pagamento, em alguns casos tratam-se de medidas que  exigem desenvolvimentos informáticos e aplicacionais  que estão a ser desenvolvidos”, explicou uma fonte oficial do Ministério da Segurança Social, em declarações ao mesmo jornal.

Segundo a mesma fonte,  há ainda  “ casos que carecem de regulamentação  com outras áreas governativas, como o apoio para trabalhadores informais”, a “baixa médica paga a 100% para doentes covid-19 durante 28 dias”, ou o apoio aos sócios-gerentes.

Por outro lado, o Governo sublinhou que  nem todos os apoios do retificativo  estão atrasados. “Há já vários apoios previstos no OE suplementar que estão regulamentados e a sua aplicação está concluída”.

“O apoio à retoma progressiva, a prorrogação do subsídio social de desemprego e a adaptação da sua remuneração de referência, o complemento de estabilização, o reforço em 5,5% dos lares, a prorrogação do MAREES, o Adaptar + Social, o incentivo extraordinário à normalização da atividade, a prestação complementar em setembro de abono de família para crianças e jovens, são alguns deles”, referiu a fonte do Ministério da Segurança Social.

O Governo esclareceu ainda que “ já está definida a calendarização para todas as medidas, estando previsto que nas próximas semanas estejam operacionais”. No entanto, não revelou datas concretas.

Nessa altura, o pagamento terá em conta os retroativos, uma vez que, oficialmente, esses apoios já estão em vigor.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome