Edição online quinzenal
 
Sábado 20 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Graça Freitas insiste que máscaras só são obrigatórias em ambientes fechados

31-07-2020 - Diogo Barreto

DGS lembrou que a Madeira tem "autoridades de saúde próprias" e que não há provas científicas que apontem para a necessidade constante de máscara.

A diretora-Geral da Saúde insiste que utilização de máscaras é apenas obrigatória em ambientes fechados ou ambientes abertos onde exista maior risco de contágio.

As declarações feitas por Graça Freitas durante a conferência desta quarta-feira surgem na sequência da Região Autónoma da Madeira ter imposto a utilização de máscara em todos os espaços públicos, incluindo na rua. Apesar de algumas regiões terem já imposto estas regras, Graça Freitas afirmou que até ao momento a evidência científica disponível não aponta no sentido de se alargar a utilização de máscara também ao exterior. Mas ressalvou ainda que até ao momento "nunca houve problemas" em mudar decisões tendo em conta os desenvolvimentos da pandemia. De lemrbar que inicialmente a DGS tinha alertado contra o uso de máscaras, revertendo posteriormente a decisão.

"Não nos podemos esquecer que as máscaras fazem parte de um pacote de proteção e a distância física também faz parte", lembrou Graça Freitas. "Utilizar a máscara não implica que deixemos de ter cuidado com a distância física. É um método de barreira que ajuda, como lavar as mãos e as superfícies."

A diretora-Geral lembrou ainda que as regiões autónomas têm "autoridades de saúde próprias" e que ela é responsável pela situação em Portugal Continental.

Fonte: Sabado.pt

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome