| Operadores de supermercado obrigados a fazer limpeza
24-07-2020 - AbrilAbril
A empresa Dia Portugal, proprietária dos supermercados Minipreço, está a abdicar do serviço externo de limpezas e informou que esta vai passar a ser efectuada pelos operadores de supermercado.
A empresa Dia Portugal, apesar do crescimento de 9% no primeiro trimestre, continua a insistir numa política de baixos salários, afirma o Sindicato do Comércio, Escritórios e Serviços (CESP/CGTP-IN), considerando «chocante» ver que o reconhecimento pelos trabalhadores é um aumento salarial discriminatório, baseado num sistema de avaliações «injusto e manipulável».
Para além disso, o sindicato denuncia que empresa vai avançar com um projecto piloto, em cinco lojas a Sul e cinco lojas a Norte, de abdicar do serviço externo de limpezas. Nesse sentido, os trabalhadores foram informados de que o serviço de limpeza passaria a ser efectuado pelos operadores de supermercado a partir de segunda-feira passada, dia 13 de Julho, deixando de ser competência da empresa externa contratada para o efeito.
O sindicato apela aos operadores de loja que se recusem a desempenhar aquela função, que não lhes compete nem faz parte do descritivo da sua profissão.
«Cada trabalhador com a sua profissão, conforme a sua formação e competências», refere, acrescentando que, «além de ser mais uma função, que sobrecarrega ainda mais os trabalhadores», estes não podem «aceitar a responsabilidade da eliminação destes postos de trabalho».
Voltar |