Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Endividamento da economia em máximos históricos nos 736,3 mil milhões de euros

26-06-2020 - Gonçalo Almeida

Entre Março e Abril deste ano, o endividamento da economia portuguesa subiu 11,3 mil milhões de euros para um novo máximo histórico.

O endividamento do sector não financeiro da economia portuguesa - que engloba empresas, famílias e Estado - subiu 11,3 mil milhões de euros entre Março e Abril deste ano para os 736,3 mil milhões de euros, o que representa um novo máximo histórico, segundo os dados revelados hoje pelo Banco de Portugal.

Do montante total, 330,4 mil milhões de euros dizem respeito ao endividamento no sector público, enquanto que os restantes 405,9 mil milhões são referentes ao sector privado, num período marcado pelo impacto económico da actual pandemia, que obrigou a uma maior acumulação de dívida por parte dos atores da economia portuguesa.

Este foi o quinto mês consecutivo em que o endividamento subiu, tendo registado a maior subida mensal desde Maio de 2012, altura em que a crise da dívida soberana abalava o sul da Europa, e que obrigou Portugal a pedir um resgate financeiro à Troika (no ano anterior). Em maio de 2012, o endividamento da economia tinha subido 11,5 mil milhões de euros, de acordo com o histórico disponibilizado pelo Banco de Portugal.

Este aumento de 11,3 mil milhões de euros foi precipitado sobretudo pelo acréscimo de 8 mil milhões de euros relativos aos endividamento do setor público e de 3,3 mil milhões de endividamento do sector privado.

Segundo a instituição nacional, o incremento do endividamento do sector público reflectiu-se sobretudo no acréscimo do endividamento face ao exterior (4,1 mil milhões de euros) e face ao sector financeiro (3,1 mil milhões de euros).

Já no setor privado, o endividamento das empresas face ao sector financeiro aumentou 3,4 mil milhões de euros. Este acréscimo foi ligeiramente compensado pela diminuição do endividamento dos particulares face ao sector financeiro, diz o Banco de Portugal.

No período em análise, a taxa de variação anual do endividamento total das empresas privadas foi de 2,6%, o que representa uma subida de 2 pontos percentuais, face ao registado no mês anterior. No caso dos particulares, a taxa de variação anual diminuiu 0,1 pontos percentuais para os 0,7%.

Fonte: Jornal de Negócios

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome