Edição online quinzenal
 
Terça-feira 16 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Trump testa medicamento não homologado contra a Covid-19

22-05-2020 - Nara Madeira

Nos EUA o número de mortos, pelo novo coronavírus, supera já os 90.000. Uma informação avançada pelo próprio presidente do país que acrescentou estar a tomar doses diárias de um medicamento, não homologado para o efeito, à base de hidroxicloroquina, como forma de prevenção.

"Trata-se de um comprimido usado há muito tempo, 30 ou 40 anos para combater a malária e o lúpus e as artrites", pensa o presidente, tendo em consideração o que lhe foi dito, como o próprio afirmou. Acrescentado que ela foi muito testada e que esperava ver os olhos, da sua audiência brilharem, quando fizesse este anúncio. Trump diz que está a fazer o tratamento há cerca de uma semana e meia e que ainda está cá.

Em comunicado, depois da conferência de imprensa de Trump, o médico da Casa Branca, Sean Conley, afirmou depois de "inúmeras discussões" com o chefe de Estado, sobre os prós e contras do uso desta substância se concluiu que o potencial benefício supera os possíveis riscos. Trata-se do medicamento há muito anunciado por Trump como potencial cura para a Covid-19 ainda que o organismo que regula o setor no país e muitos médicos questionem a sua eficácia e alertem para os efeitos secundários, potencialmente prejudiciais.

Donald Trump está também em guerra contra a Organização Mundial de Saúde. A 14 de abril tinha supendido o financiamento ao organismo e promete voltar a fazê-lo, pondo em causa, numa carta enviada ao diretor-geral da OMS, a credibilidade da organização.

Retomar a economia

Alheios a esta polémica mais de 130.000 trabalhadores da indústria automóvel regressaram ao trabalho, um dos maiores passos tomados até aqui para relançar a economia dos EUA, mas supostamente seguindo as medidas de segurança e sanitárias necessárias em tempo de pandemia.

Apesar dos alertas lançados por especialistas em saúde, de que o vírus pode ressurgir se não for encontrada uma vacina ou tratamento, muitos estados aliviam os bloqueios, sob pressão de Trump, para salvar empresas e conseguir meios de subsistência. O desemprego no país subiu, em abril, para 14,7%.

Fonte: Euronews

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome