Edição online quinzenal
 
Quinta-feira 25 de Abril de 2024  
Notícias e Opinião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Secretário de Estado mete cunha para favorecer empresa do ex-sócio

08-05-2020 - Tania Laranjo

João Paulo Rebelo pediu encomenda a autarcas do Centro. Presidente da Câmara de Viseu envia email a assumir as pressões.

João Paulo Rebelo, o secretário de Estado que coordena o controlo da Covid-19 na região Centro, pediu ao presidente da Câmara de Viseu para ‘potenciar’ a empresa do seu ex-sócio e contratualizar com aquela, de forma a que fosse a mesma a fazer os testes em toda a região. Há pelo menos mais duas empresas que tinham capacidade para o fazer, mas a decisão fez-se por ajuste direto.

Esta terá sido uma das primeiras medidas que o secretário de Estado tomou, já que, quatro dias depois de tomar posse, Almeida Henriques dava conta aos seus pares da insistência do governante. "Nos últimos dias temos vindo a ser abordados pelo Dr. João Paulo Rebelo, secretário de Estado da Juventude e Desporto, na qualidade de coordenador Covid-19 na Região Centro [...] quanto à possibilidade de fazermos uma parceria com custos repartidos entre Estado Central e as Autarquias para fazer testes nas nossas IPSS. Disse que estaria disponível, aguardo valores e disponibilidades diárias", escreve o autarca, dando conta depois de quem será o contemplado: "Trata-se de potenciar o laboratório do Dr. João Cotta - ALS, a fazer análises em 6 horas para o Hospital de S. Teotónio e quem tem possibilidade de incrementar para 300 testes dia e num futuro próximo 1000, algo que será importante para nós", afirma.

Almeida Henriques quis com este email envolver todos os autarcas da região Centro, para que não houvesse qualquer decisão unilateral. Ao CM, confirmou o teor da comunicação - que "estranha ser do conhecimento público" - mas garante desconhecer qualquer relação entre o referido laboratório e o governante. "Nos processos de concursos preocupo-me com os do município. Também não tenho de conhecer as relações interpessoais", disse.

Deixa empresa para entrar no Governo

João Paulo Rebelo foi sócio do vice-presidente da Assembleia Municipal de Viseu, João Fernando Cotta, durante quase dois anos na empresa Legenda Transparente. O terceiro sócio do grupo era Francisco Manuel Gameiro dos Santos, um dos administradores do grupo Lena. Saiu dois dias antes de entrar no Governo.n

PORMENORES

"Tratado pelas Câmaras"

Questionado pelo CM, o secretário de Estado diz que foi tudo tratado pelas Câmaras. Sobre se tinha indicado o ex-sócio, optou por não responder.

Renuncia à gerência

A Legenda Transparente teve negócios com o Instituto Politécnico de Viseu — do qual João Fernando Cotta era presidente do Conselho Geral. Foram dois ajustes diretos, no total de 17 200 euros.

Acumula 22 meses

Foi o Correio da Manhã que noticiou que o governante acumulou, durante 22 meses, a sua função no Governo com a gerência de empresa de mirtilos.

Fonte: CM jornal

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome