| 15% dos professores chumbaram na prova de avaliação
08-08-2014 - N.A.
Segundo dados hoje divulgados pelo Instituto de Avaliação Educativa (IAVE), mais de 85% dos professores ficaram aprovados no exame de avaliação que foi realizada a 18 de dezembro do ano passado e a 22 de julho último. A prova procura avaliar a capacidade de raciocínio lógico e crítico e a competência dos professores em comunicar corretamente na língua portuguesa.
No entanto, em mais de 10.000 provas realizadas foram quase 1.500 os professores que reprovaram. Para além disso, de acordo com o IAVE, mais de 52% dos candidatos deu erros ortográficos, de pontuação ou de sintaxe na parte do exame correspondente à escrita de um pequeno texto.
A Federação Nacional dos Professores (Fenprof) considera esta prova uma humilhação para os docentes e acusa hoje, em comunicado, o ministro da Educação e Ciência, Nuno Crato, de estar “obcecado” por este exame. A Fenprof diz que “recorrerá e apoiará o recurso a todas as vias, judiciais e outras, para que nenhum professor ou educador seja prejudicado devido a esta prova, designadamente em relação à sua continuação em concurso (vinculação extraordinária ou contratação) “.
Entretanto, Nuno Crato rejeita as acusações do Bloco de Esquerda (BE) que diz ser uma ilegalidade retirar dos concursos os professores que chumbem na prova.
Voltar |