Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Espanha: sondagens apontam que não haverá maioria absoluta

08-11-2019 - N.A.

As sondagens preveem que nas eleições do próximo domingo em Espanha volte a não haver uma maioria para constituir o governo desejado por Pedro Sanchéz. As previsões indicam ainda a subida de PP e Vox e a queda do Ciudadanos. Unidas Podemos poderá cair ligeiramente.

Os resultados das eleições do próximo domingo, 10 de novembro, em Espanha não deverão ser qualitativamente diferentes dos que se verificaram em abril passado. Pedro Sánchez e o PSOE não conseguirão maioria absoluta, nem terão o caminho facilitado para a governação. Pelo contrário, a direita sairá reforçada, embora não vença.

Entretanto, a campanha começou no passado dia 1 de novembro e o primeiro, e único debate televisivo que se realizará com a presença dos cabeças de lista dos principais partidos, teve lugar nesta segunda feira.

Sobre ele escreveu no twitter Teresa Rodríguez, líder do Podemos na Andaluzia:

Esta segunda-feira, 4 de novembro, terminou também o prazo para a divulgação legal de sondagens sobre as próximas eleições legislativas em Espanha.

Veja abaixo um resumo de todas as sondagens publicado pelo site electocracia.com:

Sondagens preveem ligeira queda do PSOE

Assim, as diversas sondagens apontam que PSOE continuará a ser o partido mais votado, mas deverá ter uma ligeira queda. Nas eleições de abril passado, o PSOE obteve 28,9% e 123 mandatos, as previsões para as eleições do próximo domingo apontam para uma percentagem próxima de 27,3% e 118 a 122 mandatos.

No próximo parlamento, PSOE mais Unidas Podemos, mais Más País (o partido liderado por Iñigo Errejón, formado a partir de uma cisão do Podemos) não terão maioria, o mesmo acontecendo com PP mais Vox e Ciudadanos. As sondagens indicam que PP+Vox+Ciudadanos, no conjunto, elejam entre 150 e 162 deputados, exatamente o mesmo que PSOE+Unidas Podemos+Más País.

PP e Vox devem subir e Ciudadanos afunda-se

O PP tem atualmente 66 deputados e deputadas e prevê-se que suba para 95 a 99, passando de 16,8% para cerca de 21%.

O Vox obteve 24 mandatos em abril passado e poderá obter 38 a 42 mandatos, passando de 10,3% para cerca de 13%.

Ao contrário, o Ciudadanos poderá ver a sua bancada reduzir-se de 57 deputados e deputadas para 17 a 21, baixando a sua votação de 16% para cerca de 9%.

Unidas Podemos baixa

A candidatura de Unidas Podemos (que inclui Podemos, Izquierda Unida e as confluências – En Común e En Comú Podem) elegeu em abril passado 42 deputados e deputadas, as previsões para o próximo domingo apontam que possa obter entre 30 e 34 mandatos. Em percentagem, o resultado deverá passar de 14,4% para menos de 13%.

O Más País é um partido político de esquerda, que nasceu de uma cisão do Podemos, e concorre pela primeira vez nestas eleições de 10 de novembro de 2019. O partido foi constituído em setembro de 2019 e é liderado por Iñigo Errejón.

Nas sondagens (ver abaixo a previsão publicada pelo site eldiario.es) , o Más País poderá eleger entre 2 e 6 deputadas e deputados e alcançar mais de 3%. Não conseguirá constituir, no entanto, um grupo parlamentar.

CUP elegerá pela primeira vez e BNG poderá voltar ao parlamento de Madrid

As sondagens preveem uma manutenção de peso e, provavelmente, até de número de deputados das diferentes forças políticas autonómicas e/ou independentistas, nomeadamente, da ERC (15 mandatos) e JxCAT (7) na Catalunha; EAJ-PNV (6) e EH Bildu (4) no País Basco.

As sondagens apontam, porém, para duas possíveis novidades, ver dados aqui(link is external).

O Bloco Nacionalista Galego poderá voltar ao parlamento de Madrid, elegendo um deputado, o que não acontece desde 2011.

E a CUP (Candidatura d'Unitat Popular), força política independentista de esquerda da Catalunha, que concorre pela primeira vez a eleições legislativas para o parlamento de Madrid, poderá alcançar dois mandatos.

Fonte: Esquerda.net

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome