Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 17 de Maio de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

União Europeia salva banca da Bulgária

04-07-2014 - N.A.

A União Europeia vai conceder uma linha de crédito à Bulgária no valor de 3,3 mil milhões de Lev (1,6 mil milhões de euros) para ajudar o sector financeiro do país, que foi alvo de um ataque especulativo que já levou a prisão de vários indivíduos.

O First Investment Bank, o terceiro maior banco búlgaro, ficou sem liquidez depois de na sexta-feira ter pago 800 milhões de Lev (391 milhões de euros) aos seus clientes, na sequência de uma corrida ao banco originada por rumores sobre a situação financeira da instituição.

A polícia búlgara prendeu, entretanto, sete pessoas, que através de SMS, e-mail e redes sociais espalharam rumores que levaram os búlgaros a levantarem dinheiro das suas contas. Segundo as autoridades, várias destas pessoas devem elevadas quantias de dinheiro a este banco, sendo que o objectivo passava por provocar a sua falência.

“Na semana passada um conjunto de indivíduos atacou o terceiro maior banco [da Bulgária], apelando aos clientes para que levantassem o dinheiro”, refere um comunicado da Comissão Europeia citado pela Bloomberg, acrescentando que esta situação “criou preocupações sobre a liquidez do banco em questão e o risco de contágio a outras instituições financeiras, apesar do sector financeiro búlgaro estar bem capitalizado e apresentar níveis de liquidez elevados”.

Bruxelas acrescenta que esta linha de crédito “providencia a liquidez suficiente” para que a banca da Bulgária enfrente esta crise. Situação política na Bulgária está também muito instável. e o presidente convocou eleições legislativas antecipadas para 5 de Outubro. A Bulgária faz parte da União Europeia desde 2007.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome