Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 29 de Março de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Uma oportunidade Africana para a Grã-Bretanha pós-Brexit

01-02-2019 - Zuneid Yousuf

Há muito tempo que a reunião anual do Fórum Económico Mundial em Davos é o equivalente do mundo político e empresarial à festa dos Óscares da   Vanity Fair : só se entra com convite, e é um sítio para se ser visto. Este ano, porém, também deveria ser um local para o mundo – e, especialmente, para um Reino Unido a caminho do Brexit – reconsiderar a sua abordagem relativamente à África.

Depois de, nos últimos anos, ter enfrentado um crescendo de críticas decorrentes do elitismo percepcionado do evento, o FEM tentou revitalizar Davos como uma plataforma para a inovação e para a acção no sentido do bem comum. O tema deste ano é “Globalização 4.0: Definir uma Arquitectura Global na era da Quarta Revolução Industrial”; o termo “Quarta Revolução Industrial” pode invocar imagens de usinas vitorianas fervilhantes e de comboios a vapor a circular pelos campos ingleses, mas na verdade descreve a revolução económica que ocorre hoje, impelida pela tecnologia e alimentada pela globalização.

A gestão desta transformação será desafiante para todos, mas não existem dúvidas de que um Reino Unido pronto a separar-se da União Europeia enfrentará um grau especialmente elevado de incerteza. À medida que uma Grã-Bretanha pós-Brexit procura o seu lugar no mundo, a atenção sobre a África encerra promessas consideráveis.

Para muitos africanos, a globalização representa oportunidade, empreendedorismo e ambição. Com efeito, foi a globalização que me permitiu transformar uma modesta empresa familiar zambiana numa empresa multinacional diversificada – o Grupo MBI – que exerce actividade em três continentes, nos sectores mineiro, energético, agrícola, dos produtos de grande consumo e dos refrigerantes.

Evidentemente que não estou sozinho. A globalização explica parcialmente porque, no ano passado, seis das dez economias de crescimento mais rápido do mundo se encontravam na África Subsaariana. O Fundo Monetário Internacional espera que o crescimento do PIB desta região atinja em média 3,6% em 2019-20.

Historicamente, as economias de muitos países africanos têm recorrido às suas significativas reservas de recursos naturais, a par da agricultura produtiva. Por exemplo, a Zâmbia é o segundo maior de cobre no continente, uma mercadoria usada em muitos produtos tecnológicos no Reino Unido e em mercados de crescimento por todo o mundo. Em 2018, a Zâmbia extraiu mais de 800 000 toneladas de cobre. Com a melhoria das infra-estruturas energéticas, esse valor poderá em breve chegar ao milhão de toneladas por ano.

Actualmente, os países africanos aproveitam cada vez mais os seus pontos fortes – recursos naturais e agricultura – para incentivarem o desenvolvimento de sectores empresariais mais abrangentes, a diversificação da agricultura, e a atracção do investimento directo estrangeiro. Os países africanos também estão a melhorar o aproveitamento das necessidades e recursos das empresas privadas locais, do sector público, das instituições multilaterais e das corporações multinacionais, para garantirem os elevados volumes de financiamento necessários para o investimento em estradas, portos, comunicações e outros projectos de infra-estruturas.

Graças a estes esforços, a Zâmbia e outros países africanos têm subido posições no relatório Doing Business publicado pelo Banco Mundial. Estas são boas notícias para o resto do mundo, que pode agora envolver-se economicamente com África, de um modo mais fácil e eficaz que nunca. É por este motivo que muitos dos presentes em Davos encararão provavelmente África como uma componente crucial das suas estratégias económicas para os próximos anos.

Os líderes britânicos devem estar neste grupo. No passado mês de Agosto, a primeira-ministra Theresa May visitou a África Subsaariana – na primeira visita de um líder do Reino Unido em cinco anos – durante a qual prometeu que o seu país se tornaria o maior investidor estrangeiro em África no prazo de quatro anos. Mais recentemente, o Reino Unido nomeou novos enviados comerciais para alguns países africanos, de modo a ajudar as empresas britânicas a aproveitarem oportunidades comerciais e de investimento no continente.

Contudo, apesar destes esforços, o Reino Unido ainda fica atrás de outros países – designadamente, da China – que exploram mais agressivamente o que consideram ser alianças económicas estratégicas essenciais em África. Mais terá de ser feito para garantir que as empresas britânicas não são excluídas.

Davos é um bom lugar para começar. Os representantes britânicos deveriam reservar algum tempo entre as reuniões com os seus homólogos de potências tradicionais, como a Alemanha e os Estados Unidos, para falarem com líderes empresariais e políticos africanos. Essas conversas devem continuar durante as próximas nove semanas, à medida que o Reino Unido se aproxima do prazo para o Brexit.

Durante anos, os líderes africanos têm enviado a mesma mensagem a Davos: a África está aberta aos negócios. Agora seria o momento ideal para que o Reino Unido prestasse atenção a essa mensagem.

ZUNEID YOUSUF

Zuneid Yousuf é presidente do grupo e director do MBI Group da Zâmbia.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome