PSOE entrega a mais de 350 mil assinaturas para um referendo sobre a República
13-06-2014 - The Economist
A plataforma cidadã Avaaz deu ao PSOE mais de 350.000 assinaturas em favor da realização de um referendo sobre o futuro da monarquia e fê-lo na véspera do debate em plenário e votação do projecto de lei para regulamentar a abdicação de Juan Carlos Eu e permitir a proclamação de Felipe de Borbón y Grecia como o novo rei da Espanha.
A Organização da sociedade civil, reuniu terça-feira com o porta-voz parlamentar do PSOE, Soraya Rodríguez, na sede do partido para presenteá-lo com um total de 353.292 assinaturas de apoio à abertura de um processo "crítico" e revisão "construtiva" do modelo de estado atual culminando na realização de um referendo sobre o futuro da monarquia.
Poucos minutos depois da audiência em que o rei Juan Carlos tornou público seu desejo de abdicar em príncipe Philip, Avaaz lançou uma campanha pedindo a implementação de um processo que permita a revisão do estado do modelo atual, que atingiu apoio e influências "sem precedentes" "em poucas horas" na campanha "mais viral" na história desta plataforma em Espanha.
No final do seu encontro com o líder socialista, um dos líderes da equipe de campanha da Avaaz, Patricia Martin, explicou a campanha de recolha de assinaturas é um convite ao público e para todas as forças políticas para aproveitar este momento histórico "renovar" e "fortalecer" a democracia e abandonar o seu "compromisso" e não "ignorar" o direito dos cidadãos de serem ouvidos. "Toda a Espanha olha para eles", alertou.
Voltar |