Edição online quinzenal
 
Terça-feira 23 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Mais de 450 feridos em manifestação contra governo da Roménia

17-08-2018 - Esquerda.net

Mais de 450 pessoas ficaram feridas e outras 30 foram detidas em manifestações contra o governo romeno. Os manifestantes exigiam a queda do governo e a convocação de eleições antecipadas e continuam com os protestos nas ruas.

Mais de 450 pessoas ficaram feridas e outras 30 foram detidas na sexta-feira durante uma manifestação contra o Governo romeno, em Bucareste. Os manifestantes exigiam a demissão do Governo e a convocação de eleições antecipadas.

Segundo dados das autoridades romenas, este foi o resultado da manifestação de cerca de 80 mil romenos contra o Governo, num protesto organizado por emigrantes e que originou confrontos com a polícia de choque quando os manifestantes tentavam passar uma barreira policial que os separava de instalações do Governo.

Muitas das pessoas assistidas nos hospitais tinham inalado gás pimenta e gás lacrimogéneo usados pela polícia, enquanto outros sofreram hematomas. Entre os feridos também existem polícias.

Segundo a agência Lusa, o Presidente da Roménia, Klaus Iohannis, crítico do Governo, disse que “condena firmemente a brutal intervenção da polícia de choque”, que classificou como desproporcionada num protesto que foi maioritariamente pacífico.

Os emigrantes que organizaram a manifestação em Bucareste, capital da Roménia, alguns dos quais atravessaram a Europa de carro para estar presentes, afirmam estar descontentes com a governação do país, apontando a corrupção como um dos maiores problemas desde que o Partido Social Democrata chegou ao poder em 2016.

Estima-se que cerca de três milhões de romenos vivam fora do país e alguns dizem que saíram devido à corrupção, baixos salários e falta de oportunidades. A Roménia é considerada um dos países com mais corrupção da União Europeia e Bruxelas mantém o sistema judicial romeno debaixo de apertada vigilância.

A atual primeira-ministra da Roménia, Viorica Dancila, a primeira mulher a ocupar o cargo, é a terceiro chefe de Governo num curto período. A primeira-ministra lidera o Governo criticado pela União Europeia após a aprovação de legislação que os críticos consideram dificultar a perseguição judicial à corrupção de alto nível.

Dancila deu o seu apoio a estas propostas, o que motivou manifestações dos opositores nas principais cidades do país.

Os dois anteriores primeiros-ministros foram demitidos por alegadamente não respeitarem a linha política imposta pelo Partido Social Democrata e em particular por não fornecerem o apoio total à reformulação do sistema judicial.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome