Suécia lança 6 horas jornada de trabalho sem redução dos salários
09-05-2014 - Eco republicano.es
As autoridades suecas acreditam que um dia de trabalho mais curto, os trabalhadores "vai se sentir melhor fisicamente e mentalmente." Esta redução do tempo de procura aumenta a eficiência do trabalho, economizando recursos do Estado e abre novas oportunidades de negócios. Por enquanto é um teste, os gerentes do projecto tem total confiança nos resultados.
O teste começa em Gotemburgo com trabalhadores municipais, que será o primeiro a participar de uma experiência de trabalho que vai fazer o "teste" ao sistema de seis horas por dia, cinco dias por semana, uma iniciativa das forças políticas de esquerda do país.
"O tempo para testar se isso vai realmente funcionar na Suécia chegou. Vamos fazer experiencia e comparar, então vamos depois tomar uma decisão legislativa estendida a todos os trabalhadores", disse Mats Pilhem, vice - prefeito de Gotemburgo, jornal sueco The Local.
Experiência
Trabalhadores municipais serão divididos em dois grupos para a comparação do caso: a primeira irá manter o seu tempo actual de sete horas por dia, enquanto o segundo vai cumprir as tarefas durante seis horas. Ambos mantêm os mesmos salários que têm hoje. As autoridades acreditam que um dia de trabalho mais curto uma hora, os trabalhadores "vai se sentir melhor fisicamente e mentalmente", e também vão faltar menos e estarão mais presentes no trabalho. Paralelamente se experiência for positiva, está prevista a criação de novos empregos.
A experiência foi feita em Gotemburgo, a nível de uma fábrica de automóveis e os resultados foram encorajadores segundo os empresários.
A iniciativa tem recebido fortes críticas da oposição política á esquerda da forças de direita, acusando Pilhem de fazer a experiência, quando as eleições se aproximam. Em defesa o prefeito argumenta que a questão tinha sido pensado e planeada com antecedência.
Voltar |