Edição online quinzenal
 
Sexta-feira 26 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Clube dos Pensadores inicia 2018 com António Saraiva

12-01-2018 - N.A.

Joaquim Jorge, fundador do Clube dos Pensadores (CdP), convidou António Saraiva, líder da Confederação Empresarial de Portugal (CIP), para estar presente no dia 15 de Janeiro , segunda-feira, pelas 21h30 no Hotel Holiday Inn em Gaia.

O Clube dos Pensadores inicia, assim, o seu ciclo de debates em 2018 , ouvindo a voz do líder dos patrões sobre o actual momento político.  

Ao fim de 2 anos de Governo PS com apoio parlamentar do PCP e BE, a nível económico foi o melhor deste governo: O défice está baixo - 1,4% -, com um crescimento - 2,6% -, com um desemprego a cair sucessivamente estando nos - 8,5% -, os juros da dívida pública a 10 anos caíram para níveis históricos - 2% -. O calcanhar de Aquiles é a dívida pública – 129% do produto Interno Bruto (PIB).


O pior deste governo, que não era de esperar, foi os incêndios e o desaparecimento das armas em Tancos. Mas já não bastava isso a decisão do Infarmed vir para o Porto, a reacção a qualquer reivindicação da Administração Pública cedendo sem se inteirar das verdadeiras razões.  A sessão de António Costa com cidadãos pagos para fazerem perguntas. No OE 2018, António Costa recuou e cedeu ao lobby eléctrico. O BE criticou “o dito por não dito” e a impossibilidade de baixar a factura da energia. O governo também foi infeliz na abordagem n o surto da Legionella e no jantar da Web Summit no Panteão Nacional.

António Costa que foi exímio e hábil em conseguir algo impensável na democracia portuguesa pós-25 de Abril - um acordo com o BE e PCP de incidência parlamentar -,

Pequenos detalhes, mas que fazem mossa e mostram algum desnorte. O governo ultimamente tem cometido muitos erros e enganos. Tudo que decide ou faz levanta questões,  perguntas,  impasses,  dilemas, dúvidas, quebra-cabeças,  mistérios,  charadas e  enigmas.

O CdP vai aproveitar a presença de António Saraiva para fazer uma análise como o Governo pode tomar medidas que ajudem a relançar a economia, as queixas dos empresários, concertação social, expectativas com o novo líder do PSD, entre outros.

O CdP já teve presente vários empresários de renome: Alexandre Soares dos Santos e Belmiro de Azevedo recentemente falecido.

 

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome