Edição online quinzenal
 
Sábado 27 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Catalunha: os Comités de Defesa da República (CDR) mudam o jogo!

15-12-2017 - Yorgos Mitralias

Mais uma vez, o silêncio ensurdecedor dos media na Catalunha não significa que nada está a acontecer e a merecer a nossa atenção. Na verdade, é o contrário. Por exemplo, a repressão assume dimensões históricas e não tem precedentes "em tempo de paz" num "estado democrático" europeu. Isso abala as nossas certezas, faz-nos entrar numa nova era (pesadelo) e enquadrada por uma situação completamente nova em toda a Europa. Uma situação que, logicamente, deveria ter levado os democratas e outros europeus de esquerda a revoltarem-se para evitar a catástrofe no horizonte. Eis, muito brevemente, o problema ... enquanto decorre a campanha eleitoral e a menos de três semanas das eleições que decidirão o destino da Catalunha.

O balanço, embora provisório, é eloquente: 700 prefeitos processados, metade do governo catalão (muito democraticamente eleito) na prisão e a outra metade no exílio, o Parlamento catalão dissolvido, 1066 cidadãos feridos vítimas de violência policial e 200 sites de internet bloqueados. E também, ameaças de acusação contra aqueles que se atrevem a chamar "ministros" e "presos políticos" aos ministros presos! E, além disso, persegue-se e acusa-se por ... "incitamento ao ódio" cidadãos vítimas de repressão que se atrevem a denunciar a violência sofrida! E também se preparam processos contra os cidadãos que protestam durante as noite, batendo panelas, uma vez que as autoridades judiciais descrevem este ato como "incitamento à violência"! E, finalmente, a proibição, acompanhada de ameaças de acusação criminal contra os infratores, ... pelo uso da cor amarela (!) símbolo do movimento pela libertação de detidos políticos, em qualquer lugar público incluindo ... as fontes de água do centro de Barcelona!

"É óbvio", quando a nossa boa media europeia não considera que esses fatos constituem "notícias" e até mesmo se recusam a mencioná-las, não é surpreendente que esses mesmos media não se importem com o que se passa nas profundezas da sociedade catalã. E, no entanto, como veremos mais adiante, ocorrem eventos de suma importância, e podem influenciar o curso da história mesmo para além do estado espanhol ...

O mais promissor desses eventos é, sem dúvida, a aparição dos Comitês de Defesa da República (CDR) que estão a desenvolver-se espetacularmente, cobrindo já toda a Catalunha, enquanto, ao mesmo tempo, emergem como protagonistas da resistência ao regime de Madrid eaparecem como esboço de outra potência, qualitativamente diferente, criada pelos de baixo! Não é coincidência que os CDRs excitam alguns e assustem os outros, enquanto quase toda a imprensa em Madrid os chama ... "sovietes catalães" e encoraja as autoridades a reprimi-los "antes que seja tarde demais ".

Os CDRs não são nem uma invenção nem um extensão de um partido ou organização. Eles são produtos diretos da radicalização da sociedade catalã e fizeram sua primeira aparição pouco antes do referendo de 1 de outubro, quando já era claro que as autoridades de Madrid decidiram fazer tudo para o evitar. Muito espontaneamente, centenas de cidadãos, geralmente vizinhos, começaram a preparar a defesa das assembleias de voto e das urnas, formando grupos para defesa democrática e resistência não violenta. Estes foram os primeiros Comitês de Defesa do Referendo e, embora seu número não tenha excedido algumas dezenas, sua importância foi decisiva, pois eles foram a espinha dorsal da mobilização de dezenas de milhares de cidadãos, o que tornou possível a condução do referendo apesar da violência policial extraordinária!

Duas semanas depois, na sua primeira reunião nacional em Sabadell, os CDR já eram quase uma centena. E agora, eles são mais de 300! Entretanto, as iniciais dos CDR permaneceram as mesmas, mas o R não significa "REFERENDUM" mas antes "REPUBLICA". A partir de agora, os CDR transformaram-se em "Comitês de Defesa da República". E era óbvio que um desenvolvimento tão rápido e impetuoso indicava que havia um fenômeno raro de auto-organização popular, uma vez que os CDR já haviam tido a oportunidade de demonstrar suas capacidades e sua utilidade.
Esta oportunidade foi-lhes oferecida durante a greve geral de 8 de novembro, quando os CDR mobilizaram dezenas de milhares de cidadãos que conseguiram paralisar a Catalunha e suas cidades, bloqueando todas as principais estradas, estradas, avenidas e principais linhas ferroviárias e estações de comboio!

A demonstração da força dos CDR foi tão impressionante que a imprensa catalã e espanhola não deixou de assinalar que, ao lado e à parte dos partidos e organizações independentistas, existia agora e estava a desenvolver-se rapidamente outro polo de resistência popular com uma estrutura, uma composição social e um programa bastante distinto e próprio.

Os CDR não escondem que sua "República Catalã" não é a apregoada pelo governo de Puigdemont. Enquanto participam e até lideram as mobilizações para a libertação de presos políticos, colaborando sem problemas com os partidos e organizações tradicionais do país, os CDR não param de declarar que a República Catalã "deve ser a do andar de baixo e não do alto", e por isso "temos que continuar a descer à rua porque, sem nós, não existe uma República".

Assembleários, descentralizados e abertos a todos, os CDR tem duas referências principais: de um lado, o CDR distante - Comitês de Defesa da Revolução de 1936, com forte sensibilidade libertária e, por outro lado, o mesmo exemplo contemporâneo dos lutadores de Rojava, no Curdistão sírio! Não é, portanto, coincidência que o movimento catalão de solidariedade com a luta dos defensores de Rojava e do seu programa tenha sido desde o início o centro dos debates que levaram à criação do CDR ...

Fechamos esta primeira apresentação do "fenômeno" dos Comitês Catalães de Defesa da República com um último e muito significativo apontamento: a criação do CDR do Barça, a que já anunciaram a sua adesão, a maioria dos clubes de seus apoiantes, clubes que - não se deve esquecer - contam dezenas de milhares de membros. Criticamdo a liderança atual do Barça por suas "hesitações" e compromissos, este primeiro CDR de apoiantes do club lembra o passado anti-ditatorial do clube e ressalta sua oposição total à mercantilização do desporto "que tira sua alma desportiva e social". Ao mesmo tempo, declara o seu "compromisso com a luta pela democracia, liberdade e justiça social". De acordo com a imprensa catalã, o primeiro evento do CDR do Barça que passeou por Barcelona antes de terminar no Camp Nou no sábado, 2 de dezembro, parecia uma montanha de gente e foi descrito como uma "demonstração de força" muito bem sucedida ...

Embora provisória, nossa conclusão é categórica: o surgimento e o impetuoso desenvolvimento dos "Comitês de Defesa da República" da Catalunha transformam drasticamente a questão, já que para os dois potenciais poderes catalães e rivais, o do governo Puigdemont "proibido" e o "outros" legais ", embora impostos pela fora e de modo ilegítimo por Madrid, têm a contar agora com um terceiro poder em formação e num estado ainda embrionário: o do CDR dos cidadãos auto-organizados que ambicionam pôr tudo de cabeça para baixo ! ...

Original em grego, tradução da versão francesa

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome