Edição online semanal
 
Segunda-feira 16 de Outubro de 2017  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Venezuela: Oposição de direita apoia sanções impostas por Trump

08-09-2017 - Esquerda.net

A oposição de direita unida, tradicionalmente golpista e reacionária, apoia as sanções de Trump. A esmagadora maioria da população venezuelana está contra.

Sanções impostas por Trump

Na passada sexta-feira, 25 de agosto, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, assinou um decreto impondo sanções à Venezuela. (Aceda ao texto original do decreto, em inglês(link is external)) O decreto tem o objetivo confesso de aumentar a pressão financeira sobre o país e não apenas funcionários estatais, dirigentes políticos ou membros do governo, como as sanções que a administração norte-americana tomou em julho passado.

As sanções proíbem a transação de nova dívida emitida pelo governo venezuelano ou pela empresa petrolífera pública Petróleos de Venezuela (PDVSA). O documento salienta que passam também a ser proibidas as transações de certos títulos de “propriedade do setor público venezuelano, assim como o pagamento de dividendos ao Governo da Venezuela”.

No mesmo dia, após serem conhecidas as sanções dos EUA, o presidente Nicolás Maduro convocou três reuniões com empresas e cidadãos norte-americanos: uma, com empresas petrolíferas; outra com detentores de títulos; a terceira com investidores.

Oposição de direita apoia sanções económicas dos EUA contra a Venezuela

A oposição de direita (aglutinada na MUD – Mesa de Unidade Democrática), declarou no domingo passado que apoia as sanções impostas por Trump e apelou até ao apoio diplomático mundial a essas sanções. Para justificar a sua tomada de posição, o MUD afirma que “as sanções a vagabundos, violadores de direitos humanos e saqueadores dos recursos públicos contarão sempre com o nosso apoio na ausência de uma justiça imparcial na Venezuela”. A oposição de direita apela ainda a que os cidadãos e as empresas venezuelanas cumpram as sanções dos EUA.

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Cordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome