Edição online quinzenal
 
Quarta-feira 24 de Abril de 2024  
Notícias e Opnião do Concelho de Almeirim de Portugal e do Mundo
 

Pedidos urgentes por justiça em Charlotte contra a falta de transparência policial

30-09-2016 - Lauren McCauley

Atacando a falta de transparência da polícia, grupos de direitos humanos demandam divulgação pública de todos os vídeos e áudios da morte de Keith Scott.

Não satisfeitos com as filmagens corporais mostrando a morte de Keith Lamont Scott pela polícia, divulgados na semana, membros da comunidade e grupos de direitos humanos, na segunda-feira, continuaram a demandar transparência e responsabilidade do Departamento de Polícia de Charlotte-Mecklenburg (CMPD).

Condenando a polícia local pela sua dedicação parcelada à transparência, a União Americana de Liberdade Civil (ACLU) da Carolina do Norte pediu novamente à CMPD que divulgue publicamente todos os vídeos e áudios dos eventos que cercavam o atentado contra Scott.

“Os vídeos divulgados essa semana levantam questões sobre o porquê a policia atirou e matou Keith, e se, ao fazer isso, os policiais envolvidos violaram leis estaduais e federais, além de terem falhado em seguir as próprias regras do departamento acerca do uso da força, quando activar e usar camaras corporais, e mais”, disse Susanna Birdsong, conselheira de políticas da ACLU Carolina do Norte.

“Em respeito à transparência integral,” continuou Birdsong, a CMPD “deve parar de divulgar informações ao público parceladamente e revelar todas as filmagens corporais, bem como os áudios dos momentos anteriores e posteriores do assassinato de Scott”.

“O público e a família de Scott merecem ver e ouvir todas as informações disponíveis sobre se realmente havia algo em suas mãos e porque um homem que não era suspeito de crime nenhum, a não ser da acusação recente de que ele possuía uma quantidade pequena de canábis, está agora morto”, acrescentou a família.

Mesmo a família tendo insistido repetidamente que Scott não possuía uma arma – mesmo na gravação de celular do assassinato, a esposa de Scott, Rakeyia repetidamente disse à polícia, “ele não tem uma arma” – oficiais alegam que ele estava armado e que acharam uma arma na cena do crime. Durante uma conferência de imprensa no sábado, oficiais disseram que recuperaram uma arma e um coldre de tornozelo com as impressões digitais de Scott.

A ACLU ainda expressou preocupação sobre o uso inapropriado de força pelos policiais contra Scott, que, como haviam sido informados, sofreu um acidente traumático craniano, e também sobre a falha dos policiais em usar a camara corporal. “O departamento não deve simplesmente usar o tempo em seu próprio benefício somente”, adicionou Birdsong, se referindo à nova lei controversa, HB972, estabelecida para entrar em vigor dia 1o de outubro. A nova lei impede que o público veja as filmagens corporais sem uma ordem judicial.

Se aproveitando da urgência do momento, a secção da NAACP da Carolina do Norte, a Filial Charlotte-Mecklenburg da NAACP, e a Coligação Clériga por Justiça de Carlotte, na segunda-feira, realizarão um protesto por justiça e transparência na Igreja Little Rock AME Zion em Charlotte. Os grupos divulgarão uma lista de exigências, que incluirá a revogação imediata da HB972.

Organizadores e activistas de Charlotte também divulgaram uma declaração na segunda-feira expressando “nenhuma confiança” na “capacidade de servir e/ou proteger nossa comunidade” do Chefe da CMPD, Kerr Putney.

A declaração diz:

Acreditamos que a execução de Keith Scott pela CMPD, a falta de transparência por parte da CMPD em fornecer explicações para sua morte, e as tentativas de intimidar e parar os protestos reflectem e estabelecem um padrão de má-conduta por parte da CMPD. A indignação vista, ouvida e sentida em Charlotte esta semana não é somente sobre o caso de Keith, mas também, esse momento representa a ponta do iceberg para uma comunidade que teve sua confiança repetidamente violada pela CMPD. A família de Keith Scott não é a primeira a procurar a divulgação de filmagens da polícia ligadas à morte de um familiar pela policia.

Putney indicou durante uma conferência de imprensa que uma vez que a HB972 entrar em vigor, seria exigido um mandado judicial para obter acesso aos vídeos relacionados ao assassinato.

No entanto, os organizadores dizem que examinaram a HB972 e que a linguagem “torna claro que essa nova lei não se aplica ao vídeo gravado na morte de Keith”. Por isso, estão pedindo que a CMPD divulgue todas as filmagens relacionadas com o caso de Scott, “bem como todos os vídeos de quaisquer casos anteriores a 1 de Outubro”.

Fonte: Common Dreams

 

Voltar 


Subscreva a nossa News Letter
CONTACTOS
COLABORADORES
 
Eduardo Milheiro
Coordenador
Marta Milheiro
   
© O Notícias de Almeirim : All rights reserved - Site optimizado para 1024x768 e Internet Explorer 5.0 ou superior e Google Chrome